Como Ingerir Proteína de Forma Saudável

Muitas pessoas frequentam a academia, praticam exercícios, mas não se alimentam de maneira adequada ou não ingerem proteína suficiente para o organismo. Justamente é o que vamos comentar, dar dicas e mostrar os valores de nutritivos de certos alimentos.

Para você entender, a proteína é uma macromolécula composta de hidrogênio, carbono, nitrogênio e oxigênio. Ela atua na estrutura do corpo e nos hormônios, na energia e nas defesas do organismo, além de ser importante também até para os ossos, pele, cabelo, unha e músculos. Ela serve como aliado do carboidrato, quando mesmo está em falta, outra função da proteína é evitar o catabolismo, que basicamente seria quando o corpo queima massa muscular ao invés de gordura para repor a energia que foi gasta na academia.

A proteína pode ser encontrada em dois tipos:

  • Origem animal.
  • Origem vegetal.

O recomendável e o mais correto é consumir proteínas de diferentes grupos, para ter um bom balanceamento na dieta.

Proteína de Forma Saudável

Proteína de Forma Saudável

Dicas e cuidados

Você deve ter alguns cuidados ao escolher certos tipos de alimentos, prefira carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura. pois fontes de proteína contém gordura saturada o que aumenta o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.A soja é uma fonte de grande importância como proteína vegetal, contém quantias elevadas da mesma.Ela ajuda a prevenção do câncer de próstata e a osteoporose. A proteína também pode ser consumida na forma de suplementos, pode ser consumida em pó, como o Whey Protein, ou suplementos em cápsulas, através de shakes e de barras de cereais.

Um fato muito importante a ser citado é que a ingestão de proteína exagerada não significa de maneira alguma que você irá melhorar seu desempenho e aumentar sua massa muscular, pois consumindo de modo exagerado o que você ocasionar é o aumento de cortisol no corpo e que causa degradação proteína, ou seja, o inverso dos resultados que você espera.Sem contar que traz problemas à saúde, podendo sobrecarregar o fígado e os rins.

Existem alimentos que são fontes de proteína por exemplo:

  • Carne magra – cerca de 21 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento;
  • Leite desnatado – 3,6 gramas a cada 100ml do alimento;
  • Ovos – 12,3 gramas a cada 100 gramas do alimento;
  • Soja (em grão) – cerca de 39 gramas a cada 100 gramas do alimento;
  • Feijão – 24 gramas a cada 100 gramas do alimento;
  • Lentilha – 5 gramas a cada 100 gramas do alimento.