Como Fundir Bronzes

Na comparação com o ferro, aço e outros metais valiosos, o bronze é um metal com baixo ponto de fusão, porém, necessita de uma fornalha única para realizar sua fundição. Metalúrgicos, depois de aprenderem a fundir o alumínio, passam para o bronze e, claro, precisam ser orientados com a devida cautela para fundir bronze. Neste artigo preparamos informações fundamentais sobre o processo e como se faz para fundir bronzes.

fundir bronze

O bronze

Trata-se de uma fusão de metais, podendo ser produzida de diversas maneiras. Normalmente é feita de cobre com um pouco de zinco, porém, também pode incluir chumbo ou estanho em sua composição.

Como a maioria dos metais, o bronze derrete apenas com altas temperaturas. Ele costuma ser derretido para fazer outros formatos. Como costuma esfriar e endurecer rapidamente, deve ser transferido do fogo ao molde com rapidez. Equipamentos especiais são necessários para produzir uma temperatura acima de 1.000 graus Celsius, que é necessário para derreter bronze sólido.

Temperatura

Fusão entre 900°C e 1.000°C

Liga formada por cobre (em geral, mais de 65%), estanho e outros elementos.

Preparando a fornalha

Prepare uma fornalha para a fundição do metal. A fusão do bronze precisa de bastante preparo e uma fornalha especial que pode aquecer o bronze rapidamente, muito antes da oxidação dos componentes metálicos. Compre uma fornalha para fundição de metais que pode chegar a 1,100°C, com material refratário que possa suportar essa temperatura. Na maioria das vezes o bronze derreterá em temperatura baixa como 900°C, mas uma temperatura alta máxima lhe dará uma margem de erro e facilitará o despejo do bronze.

Escolha uma fornalha grande o suficiente para acomodar o cadinho e o bronze que você pretende derreter.

Considere o combustível que será utilizado. Resíduos de óleo é uma fonte de combustível gratuita, mas a fornalha pode ser mais cara. As fornalhas de propano são mais limpas, mas precisam que você compre frequentemente o combustível. As fornalhas de combustível sólido podem ser mais baratas para comprar, ou fazer, mas exigem gastos significativos com combustível e limpeza, se forem utilizadas frequentemente.