Como Foi o Início da Infografia

Infografia ou infográficos são representações visuais de dados. Tais diagramas são usados onde a informação tem que ser explicada de maneira mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, didáticos ou científicos. É um recurso várias vezes confuso, tendo a possibilidade de se utilizar da mistura de fotografia, desenho e escrito.

No design de revistas, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para relatar como rolou determinado fato, quais suas conclusões. Além de detalhar, através de desenhos, diagramas e escritos, acontecimentos que a redação ou a fotografia não conseguem detalhar com a mesma eficiência. Também são úteis pra especialistas como ferramentas de comunicação visual, sendo adaptados em todos os aspectos da vista científica.

A partir de mil oitocentos e setenta e cinco, a aplicação de métodos de desenho em pedra (litogravura) e metal e, posteriormente, na formação tipográfica originou uma crescente facilidade pra aplicação de desenhos e fotos nas revistas.

A partir dos anos 1920, surgiram técnicas as quais possibilitaram a transmissão de figuras por meio de cabo ou antenas, e a partir de 1960 satélites diminuiam as distâncias, proporcionando com isso que fatos sucedidos no mesmo dia em locais afastados pudessem ser comunicados. Contudo o que realmente provocou a utilização de infográficos foi a digitalização de informações a partir da década de 1980.

No entanto, a infografia conseguiu sua importância ou visibilidade aumentada na Guerra do Golfo. Isto se deu através da falta de fotografias, a qual solicitava uma expressão gráfica mais categórica. O advento da interface gráfica a partir do surgimento dos Macintosh e Windows noventa e cinco catapultou as opções visuais no jornalismo.

Com o aparecimento de softwares de interface gráfica para invenção de sites associando mídias e recursos visuais em uma única plataforma, a infografia tornou-se, finalmente, uma maneira eficaz de expor a notícia. Sites como e elpais.es, no país espanhol e G1, em nosso país possuem seções específicas para o meio visual em referência. Nos dias de hoje, é possível encontrar diversos infográficos interessantes na web.

Com o aparecimento do Adobe Illustrator em meados de 1995, tudo se tornou mais fácil devido a ilustração vectorial o qual este programa trazia de novo. Na world wide web, contamos com a possibilidade de achar este software pra download gratis. Este foi assim um ponto de mudança na Evolução da Infografia.