Como Fazer Um Bom SEO para Seu Público Alvo

publico-alvoUma parte importante no início de um projeto de SEO, é descobrir quem é o público-alvo de seu site. Nem sempre é tão fácil assim determinar esse fator. Como irei explicar melhor neste conteúdo, muitos fatores contribuem para isso, incluindo a concorrência e os pontos fracos e fortes (Análise SWOT), específicos de sua própria empresa, entre outras coisas.

Como otimizar seus produtos e serviços

Uma otimização de site bem sucedida requer o entendimento completo do próprio negócio, não adianta querer otimizar um site, sem antes conhecer a fundo seu produto ou seu serviço, tipos de informações, recursos seu cliente tem a oferecer. Como citei a cima é fundamental em um projeto de SEO, que entenda e conheça quem está procurando pelo o que você está tentando promover, o que requer, é claro um entendimento minucioso de todos os aspectos de seu cliente.

Logotipo Amazon, líder no mercado eletrônico

Logotipo Amazon, líder no mercado eletrônico

Considere a Amazon por exemplo, iniciou  seu trabalho como uma livraria, más que evoluiu e se tornou uma loja de comercio eletrônico para fins diversos, ou seja eles perceberam e entenderam o que seus usuários estavam pesquisando e procurando em seu site, e de certa forma ele procurou atende-los. Os sites que passam por mudanças como esta podem precisar de uma reestruturação substancial, e essa reestruturação pode ser fonte de grandes estudos de SEO baseada em usuário / sites.

O Conteúdo é Tudo

Um aspecto presente na determinação do público alvo desejado para seu site, envolve determinar quem você deseja atingir, o que requer entender o que você tem para oferecer aos visitantes de seu site.

Talvez você tenha uma vasta “biblioteca” com um conteúdo que ensine como fazer as coisas, excelentes vídeos, uma galeria de fotos ou uma maravilhosa ferramenta que desperta o interesse das pessoas. Cada um deste itens pode ser de grande valor na construção de um conteúdo de qualidade que se destaque e que agregue valor tanto para o seu site quanto para o usuário que visita-o.

SEO para vendas de Comércio Eletrônico

Uma das estratégias de monetização mais diretas para SEO é conduzir o tráfego relevante para uma loja de comércio eletrônico a fim de alavancar as vendas. O tráfego de buscas está entre as melhores opções disponíveis na Web, principalmente porque o usuário de buscas expressou uma meta específica em sua consulta e, quando ela combina com o produto ou marca oferecidos pela loja na Web, as taxas de conversão em geral são extremamente altas.

Quando empregar SEO para um site?

Use-a quando você tiver produtos ou serviços que estejam diretamente à venda em seu site.

Estimativa da Forrester Reasearch

Segundo a Forrester Reaseach, o mercado de comércio eletrônico crescerá para 279 bilhões de dólares em 2015, embora a crise econômica recente possa afetar um pouco esse número. Com tantos dólares voando pela Web, não é surpresa saber que o SEO concentrado em comércio eletrônico está entre as aplicações mais competitivas e populares da prática.

comercioeletronicoVeja alguns fatores que devem ser analisados ao considerar o uso de SEO para vendas de comércio eletrônico:

Direcionamentos de Palavras Chaves

A publicidade de buscas pagas (Adwords) é uma excelente maneira de testar a eficácia e o potencial do retorno sobre o investimento. Defina aquelas palavras chaves que têm um tráfego razoável e que apresente boa conversão, isso é muito importante, pois de que adiante visitas se não convertem. Você perceberá que quanto mais específica for a consulta – incluindo a marca, incluindo o produto e assim por diante – mais provável será que os visitantes façam a compra ou entre em contato caso você ofereça algum tipo de serviço ao invés de vendas de produtos.

É claro que você irá achar palavras muito difíceis de ranquear e chegar as primeiras posições, então coloque na balança todas as palavras chaves estudadas, procure escolher bem entre elas, veja qual valerá mais o esforço e claro o investimento.

SEO para Branding

Uma aplicação de SEO menos popular, más igualmente poderosa, seu uso é para fins de branding, ou construção de marca. Blogueiros, sites de comunidades, mídias sociais, produtores de conteúdo, fornecedores de notícias e dezenas de outros árquetipos de públicações na Web encontraram grande valor em aparecer nas SERP’s e usar a exposição resultante de otimização de sites, para impulsionar o reconhecimento e a autoridade da marca.branding

O processo é relativamente simples, bem parecido com a meta da publicidade tradicional, que envolve a repetiçãoe anúncios para entrar no conjunto de considerações do comprador.
Algumas pesquisas realizadas concluirão, que estar no topo das classificações dos resultados de buscas do Google para uma certa palavra chave, tem um impacto muito grande e positivo sobre o tráfego e ganha também, autoridade e consideração por parte de usuários de tanto aparecer nos resultados.

Quando Aplicar SEO para Branding?

Use-a quando o branding, ou a comunicação de uma mensagem, for a sua meta. Se você não tiver metas diretas de monetização para o momento ou para o futuro previsível, essa é uma opção para você. Essa abordagem também pode ser utilizada em seções de sites de comércio eletrônico que não tratem de conversão, mas que se refinam mais a branding e conscientização de longo prazo.

Direcionamento de Palvras Chaves

Aqui, o foco na palavra-chave é menos fundamental – você provavelmente terá alguns termos amplos que recebem o alto tráfego que você procura, mas a cauda longa pode ser bem mais fácil de alcançar e um alvo melhor também. Concentre-se em palavras-chaves que possam atrair visitantes que provavelmente estarão interessados em sua maca e que se lembrarão dela.

SEO para Conteúdo de Qualidade / Artigosescrever-bem-conteudo-de-qualidade

Embora a criação de informação privilegiada na Web seja menos direta que uma transação de comércio eletrônico, é possível que ela seja igualmente valiosa e importante para criar consumidores, gerar receitas e valor de longo prazo. Entre estas estão as buscas por serviços como consultoria jurídica, elaboração de contatos, solicitações de empréstimos comerciais, provedores de energia alternativa ou praticamente qualquer serviço ou produto que as pessoas procurem na internet.

Quando empregar SEO para Conteúdo de Qualidade / Artigos

Use-a quando você tiver um produto, serviço ou meta em seu site, e que você deseje que os usuários realizem em seu site pesquisas, perguntas ou até mesmo contato direto por meio de e-mail.

Direcionamento de Palavra Chaves

Assim como no comércio eletrônico, diferente do comércio eletrônico, aqui nosso foco é visitas, escolhas palavras chaves que irão trazer visitas e não conversões. A conversão é consequência neste caso.

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