Como Fazer Sua Empresa Aparecer na Mídia

Conquistar um espaço na mídia, para quem não tem conhecimento em Comunicação, pode ser um tanto difícil. Há duas formas de aparecer na mídia: a primeira é com anúncios, pagos e direcionados ao seu público-alvo. E a segunda é através de um trabalho de sua assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa constrói um relacionamento com os jornalistas das redações. Dessa forma, sugere pautas para ele, visando ceder um entrevistado, em troca da publicação do nome da empresa (créditos), e ainda dando ideias de pautas, que tenham relevância para o público-alvo do veículos de comunicação e para a empresa em questão. Ao contrário do que teóricos pensam, a tradução de Publicity não tem relação com Publicidade, e sim com assessoria de imprensa. Sua principal função é estabelecer uma conexão plausível e direta entre a organização e a sociedade.

Esse relacionamento, na maior parte das vezes, é construído com o tempo. O contato é feito via telefone e e-mail. Algumas vezes, são marcados eventos para a imprensa, para que o assessor e o jornalista se conheçam e troquem ideias. Nesses eventos, costuma ter um almoço ou um brunch, e também apresentação da empresa, de novos produtos e das pessoas.

Assessoria de imprensa é a mesma coisa que comunicação corporativa?

Não. A comunicação corporativa visa construir um relacionamento com os funcionários e com o público interno da empresa, enquanto a assessoria de imprensa constrói um relacionamento com a imprensa – e consequentemente, com o público externo.

Dessa maneira, a comunicação corporativa produz comunicados internos, como jornal mural, e-mail interno e abastece a intranet com notícias relevantes aos funcionários da empresa. Todos esses diversos meio de comunicação obedecem a um formato pré-estabelecido de cor, fonte, posicionamento da marca. As equipes de comunicação também são responsáveis, por uma parte de relações publicas.

É importante que os funcionários tenham esse conhecimento sobre mudanças internas da empresa e se sintam valorizados. Dessa forma, eles vestem a camisa da empresa e entendem o que realmente estão fazendo lá, ajudando a construir uma empresa melhor, que atenda mais as necessidades dos clientes. Afinal, os funcionários, muitas vezes, são o contato direto da empresa com o cliente. Valorizá-lo é fundamental!