Como fazer as Pessoas Ouvirem o que Você tem a Dizer

Pode ser muito frustrante quando você tem alguma coisa para dizer e as pessoas não prestam qualquer atenção em você. No entanto, se você está dizendo as coisas certas do jeito certo e na hora certa, com certeza muitas pessoas terão bons motivos para quererem escutá-lo. Veja algumas dicas:

1. Verifique se você tem as informações corretas

Ninguém irá querer te ouvir se você está tentando dizer algo que seus ouvintes já saibam ou suspeitem de estar errado. Verifique os fatos antes de tentar apresentá-los.

2. Escolha o momento certo

Você sabe quando está ocupado demais para absorver qualquer nova informação. É a mesma coisa para todo o resto do mundo. Então, se você precisa dizer algo importante a alguém, não tente falar quando ele estiver de saída para o trabalho ou em um jantar de família.

3. Selecione uma boa situação

Você precisa ter privacidade para quando quiser contar a outras pessoas o que você precisa dizer. Garanta a privacidade e não apenas um curto espaço de tempo na primeira oportunidade que for conversar.

4. Evite distrações

Isso está ligado ao ponto anterior e é particularmente pertinente quando se é uma notícia séria ou ruim que você precisa para passar para a outra pessoa. Desligue a TV e fique longe de outras pessoas, a fim de serem capazes de conversar.

5. Não fale por muito tempo

Se você está falando com as pessoas, esteja ciente de que eles vão absorver menos informação do que se você falasse um pouco menos. Então não fale por muito tempo. Quinze minutos é o máximo de tempo que a maioria dos adultos pode ouvir atentamente uma apresentação oral. Caso esteja em um grupo de pessoas conversando, diminua este tempo para 2 ou 3 minutos.

6. Faça a sua mensagem clara

Certifique-se de apresentar um argumento lógico, com todos os seus pontos na ordem correta. Mantenha suas frases curtas e diretas.

7. Pausa

De vez em quando você deve parar e olhar para o seu público. Isso permite que você para julgue o quão bem o público está recebendo as suas palavras. Mais importante ainda, permite que os ouvintes acompanhem com você e processem o que estão ouvindo. Ouvir atentamente é um trabalho árduo, por isso poupe seus ouvintes com alguns instantes de silêncio

8. Seja você também um bom ouvinte

Varie o seu tom de voz em volume e tom para fazer a sua apresentação interessante. Você também pode usar essas técnicas para chamar a atenção para determinadas partes do discurso.

Se você seguir estes passos para saber como levar as pessoas a ouvi-lo, você deve obter uma audiência atenta, não importa quão grande ou pequena ela seja. Isso permitirá que você efetivamente explore todas as vantagens que isto pode trazer para sua vida social e profissional.