Como Fazer Composto Orgânico em Casa

Começar a fazer compostagem em casa pode ser fácil e muito divertido. Uma pilha de composto irá ocupar apenas um pequeno espaço em um canto do seu jardim e trazer grandes benefícios para sua casa sem que você gaste dinheiro. Depois de ter iniciado sua pilha de composto, você poderá continuar a construir a pilha gradualmente à medida que o material orgânico se tornar disponível em sua casa.

Composteira feita em Casa

Composteira feita em Casa

A matéria decomposta irá resultar em um adubo orgânico de ótima qualidade para você utilizar em seu jardim. Veja as dicas abaixo e comece hoje mesmo a criar sua própria pilha de compostagem.

Primeiramente, comece escolhendo um bom lugar; na verdade, você pode colocar sua pilha de compostagem aonde quiser, mas a escolha do lugar terá um efeito direto sobre a velocidade do processo de compostagem. Se você vive em uma região de clima frio, escolha um local ensolarado para que o calor do sol ajude a aquecer a pilha de compostagem. Se você vive em um clima mais quente, escolha um local que irá manter a pilha de composto afastada da luz direta do sol, pois se não ela poderá perder a umidade rapidamente. Um local ideal é no nível do solo coberto com gramado ou com solo.

Há muitas caixas para compostagem prontas que podem ser compradas ou você mesmo pode fazer suas próprias. Se um dos lados da composteira for removível, dará mais fácil acesso ao material. Da mesma forma, você  também pode criar uma pilha de composto aberta, o que dará mais fácil acesso ao oxigênio acelerando o processo. Caso esteja utilizando uma composteira fechada, como uma caixa de madeira, por exemplo, você pode adicionar algumas minhocas para acelerar o processo de compostagem.

A melhor maneira de iniciar uma pilha de composto é criar camadas de matéria vegetal alternando-as entre camadas de solo saudável. O solo saudável pode ser substituído por serragens e folhas secas. Ágüe regularmente sem encharcar. Continue a aumentar a pilha utilizando restos vegetais, cubra o topo com uma camada de solo com um palmo de espessura. Dando adequada quantidade de oxigênio e água, uma pilha de compostagem facilmente irá consumir: restos de cozinha crus, borras de café, serragem, folhas secas e a poeira do aspirador de pó. Evite materiais duros ou grandes, porque requerem maior tempo para decomposição, caso você quiser resultados rápidos.

Concluído composto, ele estará semelhante a um bolo de chocolate esfarelado.
Seu composto estará pronto quando ele estiver preto ou castanho escuro, de cheiro suave e quebradiço. Use-o em volta das árvores, arbustos, espalhe sobre seu jardim ou utilize em vasos e jardineiras. Uma boa compostagem não exala odores. Você pode também colocar uma tela fina para proteger seu composto contra insetos que possam aparecer