Como Evitar Fraudes de Cartão de Crédito

Nos últimos anos, muitas pessoas foram vítimas de fraude de cartão. Fraudadores gananciosos usam as pessoas em situações de vulnerabilidade, copiam os dados do seu cartão e retiram dinheiro das contas dos inocentes titulares. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar a fraude do cartão, que deveriam ser aprendidas e ensinadas aos amigos e família que possam não estar cientes dos perigos em potencial.

Como Evitar Fraudes de Cartão de Crédito

Como Evitar Fraudes de Cartão de Crédito

Usando o seu cartão para fazer uma compra on-line

Clientes optam cada vez mais por fazer compras on-line e compartilham os dados do cartão de crédito ou débito com o site do qual estão comprando. Fraude on-line não é algo raro a ponto de ficar despreocupado. Primeiro de tudo, seja seletivo na hora de escolher o computador que você usa para acessar a internet. Evite usar computadores públicos, em lugares como cybercafés, onde outros usuários possam ter tido a oportunidade de violar o dispositivo. Os computadores pessoais são a aposta mais segura, mas mesmo assim, evite salvar detalhes de pagamento para a sua próxima visita ao site.

Em segundo lugar, cuidado com sites suspeitos. Sempre que possível, escolha sites de comércio eletrônico confiáveis, com reputação sólida e boas críticas. Evite comprar de sites com aparência duvidosa, algo que você pode avaliar levando em conta sua estrutura, usabilidade, conteúdo escrito, detalhes de contato e diversidade de produtos, por exemplo. Use serviços como PayPal, se possível, para evitar ter que digitar as informações do seu cartão sempre que efetuar um pagamento. Não digite os dados do seu cartão em nenhuma janela pop-up repentina que ofereça algo bom demais para ser verdade. Confirme com o seu provedor de antivírus ou de qualquer outro programa antes de digitar os dados do seu cartão nos seus supostos sistemas para “atualizar a sua versão” do programa, já que golpistas são famosos por enganar pessoas dessa forma.

Usando o seu cartão para fazer compras em uma loja

O principal a ser lembrado é que nunca se deve perder o cartão de vista. Ninguém deve jamais levar o seu cartão para longe de você no momento de processar o pagamento. Lojas e restaurantes são geralmente equipados com terminais de cartões que permitem que você digite sua senha para a confirmação do pagamento. Ao digitar a senha, certifique-se de proteger o teclado dos olhos curiosos das outras pessoas. Se o vendedor disser que a máquina de cartão está na sala dos fundos ou escondida em algum lugar, você tem o total direito de acompanhá-lo ou recusar o pagamento.

Usando o seu cartão para sacar dinheiro de caixas eletrônicos

Escolha caixas eletrônicos em locais visíveis, em ruas movimentadas e bem iluminadas, pois eles possuem uma menor chance de terem sido adulterados. Certifique-se sempre de que não existam dispositivos estranhos ou arranhões na parte externa da máquina. Antes de inserir seu cartão, olhe ao seu redor para garantir que ninguém esteja à espreita, te observando. Cubra o teclado quando digitar sua senha, pois também pode haver câmeras filmando cada movimento que você faz. Se você suspeitar de qualquer tipo de problema, entre em contato com o banco responsável pelo serviço que você está utilizando e informe o que há de errado. Unir esforços é fundamental para lutar contra a fraude e proteger pessoas inocentes de serem abusadas. Quanto mais informações e comentários, mais as empresas de software de caixa eletrônico serão capazes de melhorar as medidas de segurança e proteger os dados do cartão dos clientes.

  • Cara tive problemas com o meu cartão de crédito. Fizeram uma compra com ele e até contribuíram com instituição de caridade bom, até ai blz né. Solicitei o reembolso e cancelei o mesmo. Cuidado redobrado e até achando que tem se segurança. Não mais.