Como Evitar a Obesidade Infantil

A obesidade infantil é definitivamente um tema que tem tomado alguma importância atualmente com o crescente número de crianças afetadas por esta doença. Sim, a obesidade é considerada uma doença neste momento. A falta de compromisso dos adultos tem diminuído cada vez mais o tempo que eles possuem para dedicar a seus filhos, resultando em uma dieta composta de alimentos altamente calóricos ricos em açúcar e carboidratos.

Obesidade Infantil é sério!

Obesidade Infantil é sério!

É totalmente possível impedir a propagação da obesidade infantil. Para atingir esse objetivo devemos tratar desse assunto hoje, para evitar qualquer doença que possa surgir após os anos. Com essas dicas simples, você pode ajudar seu filho a não cair na armadilha da obesidade.

Melhorar a alimentação

Isso é primordial para a educação alimentar da criança. É aconselhável ter um cardápio pré-definido com semana de antecedência para evitar quedas de última hora e cair nas armadilhas do fast food. É importante cozinhar os alimentos com o menor número de aditivos possível, evitando condimentos embalados como estes contêm produtos químicos. Tempere os alimentos naturalmente e promova a alimentação saudável dentro do lar, bem como o amor de cozinhar em casa. Obviamente, em algum momento, é aconselhável fazer algum tipo de comida fast food, mas somente às vezes como forma de recompensar seu filho por seus esforços para se alimentar de forma saudável.

Mais atividade física

Muitas pessoas não estão se exercitando. Pelo menos não a quantidade mínima que devem fazê-lo, porque de outra forma a obesidade não seria um tema de tanta relevância hoje. Incutir o amor pelo esporte ou alguma outra atividade física (caminhada por um parque regularmente, por exemplo) é fundamental para criar um bom costume nos pequenos. Se as crianças vêem o exemplo dos seus pais ao fazerem atividades físicas, talvez ela se torne uma tradição familiar. Além de queimar calorias, uma atividade com a família unida irá criar laços mais estreitos dentro do lar. Recomendam-se 60 minutos de atividade física todos os dias.

Estabeleça horários para a televisão, videogames e internet

Um ponto muito importante no bombardeio midiático diário que sofremos é o fato de que nunca podemos estar “desconectados”. Se você não desligar a TV, o computador ou a internet e não sucumbir sob tais tentações, seus filhos e talvez até você nunca vão se libertar desse estilo de vida monótono e sedentário. Estabeleça um horário regular para a televisão e outras distrações estabelecem limites para o momento em que estes dispositivos são utilizados para que não haja excessos.

Tudo o que você leu aqui é sobre o equilíbrio e sobre o evitar os excessos. O sedentarismo moderno pode ser a principal causa da obesidade infantil. Promova em sua casa um estilo de vida com mais atividades em família e uma boa alimentação. Com essas simples mudanças, todos saem ganhando.