Como Estruturar a Vida por Meio do Planejamento Pessoal

Planejamento Pessoal

Planejamento Pessoal

Cada dia mais os brasileiros estão buscando maneiras de “colocar a vida em ordem” e uma boa maneira de fazer isso é por meio de planejamento.

Planejar nada mais é que se organizar com antecedência. Algumas coisas na nossa vida diária acontecem inesperadamente, mas a maioria pode ser antevista e, por consequência, planejada.

Planejamento pessoal é uma técnica conhecida por poucos e utilizada por menos ainda, mas bastante eficaz na organização da vida pessoal e por consequência nas demais áreas.

Quem se dedica a fazer um planejamento pessoal diz que o tempo gasto com ele é infinitamente menor do que o que seria gasto com uma vida sem ele. Economia de tempo, de dinheiro, ou seja, de vida.

Planejamento Pessoal no dia a dia

Parar para pensar no seu dia a dia, suas necessidades, seus sonhos, seus investimentos é algo que fazemos durante vários momentos, mas colocá-los organizadamente, seja em uma tabela, planilha, caderno é algo que não se costuma fazer.

Quando organizamos nossos pensamentos de forma coerente, com metas, estrutura, estamos fazendo planejamento pessoal, estamos gerenciando os aspectos da nossa vida dando custos, data, previsões para o que é ordinário e extraordinário, para o real e para os sonhos.

Um bom planejamento pessoal inicia-se com a organização do seu dia. Hora para acordar, para levar as crianças, para chegar ao trabalho, para ir ao supermercado… entre todas as outras tarefas. Quanto tempo se gasta com cada uma das tarefas e o gasto financeiro com elas.

Passa-se então para a organização semanal e a acrescentar planos de maior prazo como cursos e viagens nas férias, a economia semanal para a troca de carro, etc.

Com tudo organizado em planilhas é possível saber como será seu dia amanhã e como serão as festas de final de ano. Importante também para que o planejamento pessoal se concretize de forma real  é que um planejamento financeiro seja feito concomitantemente.

Com tudo em prática, acredita-se que “a vida volte à ordem”.