Como Escrever Bem?

Para escrever bem é necessário ler muito. Procure ler um livro por semana. Aproveite a Biblioteca da sua escola para retirar no mínimo um livro por semana e, se for possível, inscreva-se em alguma Biblioteca Pública, onde é possível retirar livros gratuitos.

É imprescindível organizar suas ideias antes de desenvolver seu texto. Escolha duas ideias principais e desenvolva-as no decorrer do texto. Acostume-se a fazer um esboço do seu texto antes de escrevê-lo. Logo após, faça um rascunho do seu texto, a lápis. Depois, leia o seu rascunho e escolha um título que represente seu texto.

Após os passos iniciais, chega o momento de escrever o seu texto definitivo. Se você está “craque” em escrever textos, faça à caneta, caso contrário, faça a lápis. Não esqueça de organizar a estrutura do seu texto, da seguinte forma:

  1. Introdução (6 linhas): introduza no texto duas ideias iniciais, que você irá defender ou não, no decorrer do texto.
  2. Desenvolvimento 1 (de 8 a 10 linhas): desenvolva a primeira ideia do texto (aquela mencionada na introdução). Você pode se posicionar contra ou a favor da ideia inicial, pode dar exemplos práticos para argumentar em torno de sua ideia.
  3. Desenvolvimento 2 (de 8 a 10 linhas): desenvolva a segunda ideia do texto (aquela mencionada na introdução). Da mesma forma que você escreveu no desenvolvimento 1, aqui no desenvolvimento dois, você também pode se posicionar contra ou a favor da ideia inicial, pode dar exemplos práticos para argumentar em torno de sua ideia.
  4. Conclusão (6 linhas): Conclua as duas ideias iniciais, dando uma solução para as temáticas levantadas.

Uma boa dica é levantar questões antes de escrever o seu texto. Faça alguns questionamentos no esboço e responda esses questionamentos no decorrer do texto.

Procure dar atenção especial para a pontuação (uso dos sinais de pontuação como: vírgula, dois pontos, ponto final, ponto e vírgula, sinal de exclamação, interrogação, aspas e reticências).

Não se esqueça dos parágrafos e do uso correto das letras maiúsculas (para nomes de pessoas ou lugares e início de frases).
Procure escrever as palavras corretamente, para isso, você deverá ler bastante, para ampliar o seu vocabulário, em caso de dúvidas sobre como escrever determinada palavra, consulte o dicionário.

Também procure escrever o seu texto com uma letra legível, para que seja possível entender o que você escreveu. Caso sua letra não seja legível, pratique caligrafia até melhorar a grafia.

Se você seguir essas instruções, estará apto para escrever textos organizados e consistentes, melhorando muito sua nota na disciplina de língua portuguesa. Além disto, você se destacará em várias áreas profissionais, sendo um profissional acima da média.

Leia mais artigos como este em: http://portuguesfacilegratis.blogspot.com.br.