Como escolher uma empresa para mudança internacional?

As circunstâncias da vida às vezes fazem com que seja necessário partirmos para um novo lar. Organizar uma mudança residencial é uma tarefa trabalhosa, que exige muita organização e disposição. O que dizer, então, de um processo de mudança internacional? Esse tipo de mudança é ainda mais complexo e envolve muita burocracia, de modo que alguns cuidados devem ser tomados. Confira algumas recomendações a seguir:

Documentação

Para se mudar para outro país, é preciso arrumar toda a documentação necessária. Você deve fazer uma declaração de residência consularizada, uma lista de bens e estar com o passaporte atualizado. Também é preciso ter em mãos a identidade e o CPF, ambos em situação regular junto à Receita Federal. Esteja atento a todos os procedimentos e prazos que devem ser seguidos.

Empresas especializadas

Existem empresas que possuem profissionais especializados em mudanças internacionais. Em geral, são bilíngues e possuem formação em comércio exterior e logística internacional, estando aptos a prestar assistência por todo o processo, especialmente ao cuidar dos trâmites legais, inclusive nas questões alfandegárias, tanto na origem quanto no destino.

Meio de Transporte

Como escolher uma empresa para mudança internacional?

É preciso definir qual o meio de transporte mais indicado para a mudança internacional, que pode ser feita por via aérea ou marítima. É necessário analisar se a empresa de mudanças escolhida fornece esses serviços, quais são os custos de cada um, qual é o espaço disponibilizado para os seus pertences e em quanto tempo essa mudança pode ser realizada. Verifique também se a empresa disponibiliza transporte terrestre na origem e no destino. Apenas avaliando esses quesitos você perceberá qual é a melhor opção para o seu caso.

Embalagem

Para que haja um melhor controle acerca de seus itens, faça uma lista com tudo aquilo que você irá transportar. Os itens que você não tem como levar podem ser deixados no guarda móveis, que muitas empresas de mudanças fornecem.

Algumas empresas embalam os artigos, mas se você fizer isso por conta própria, utilize materiais bastante resistentes, como o plástico bolha, para proteger os objetos de colisões. Tome cuidado especial com objetos de valor e com itens mais frágeis, como aparelhos eletrônicos ou louças. Etiquete ou enumere as caixas de acordo com sua lista de bens para não confundi-las, evidenciando as caixas com itens que se quebram facilmente.

Se você for transportar seu animal de estimação, confira se a empresa possui experiência e equipamentos adequados.

Seguro

Na hora de contratar a empresa de mudanças, verifique se ela oferece seguro para mudanças internacionais e quais são os itens da cobertura. O seguro é uma garantia caso algum de seus bens seja danificado durante o processo, por isso é importante ter a lista de bens e seus respectivos valores. Também é importante que a empresa disponibilize um canal para acompanhamento do status da importação ou exportação dos itens.