Como escolher a cor ideal para pintura predial?

Normalmente, com o passar do tempo, torna-se necessário realizar a pintura do prédio e, com isso, acabam surgindo diversos procedimentos administrativos e financeiros que devem ser analisados com cuidado, além das diversas empresas e possibilidades de tintas, cores e materiais que dever ser usados. Assim, é importante saber como escolher a cor ideal para pintura predial.

Como escolher a cor ideal para pintura predial?

Para que todas as dúvidas sejam esclarecidas, tanto pelos síndicos quanto por moradores, é importante que uma pesquisa sobre todas as áreas envolvidas em uma contratação de serviço de pintura seja realizada, para que a escolha seja correta.

Assim, a cor da fachada predial é como se fosse a escolha da roupa que o seu prédio irá vestir e, por isso, torna-se necessário realizar a escolha corretamente, em que alguns fatores devem ser levados em consideração.

Saiba mais sobre como escolher a cor ideal para a pintura predial

Além de todo o acabamento do prédio, é essencial ter conhecimento sobre como escolher a cor ideal para pintura predial, a qual deve sempre ser de cores que poderão atender aos gostos dos moradores ou futuros moradores. Assim, vale a pena conferir algumas dicas de como escolher a cor ideal.

  • Normalmente, a escolha da cor é uma questão bastante subjetiva e, por isso, é importante que se entenda as tendências de cores. As cores em tons mais fortes, como o vermelho ou o laranja, são cores bastante cansativas, e podem acabar não agradando os moradores. Por isso, é importante a escolha de cores mais amenas, as quais garantem mais elegância, suavidade e conforto.
  • Outro pronto que deve ser levado em consideração no momento da escolha da cor do prédio é o estilo do mesmo. Caso o prédio se encontre em áreas com verde em volta, é interessante a escolha de cores mais rústicas, como o amarelo envelhecido. Contudo, se a área for urbana, é importante que o prédio tenha um ar mais sofisticado e, por isso, são recomendados tons mais neutros, como o cinza ou branco.
  • Também é necessário escolher uma cor que combine com as janelas do prédio, as quais são normalmente brancas, o que acaba sempre combinando com a fachada. Assim, a dica é usar uma cor mais quente na fachada, para que seja criado um contraste.
  • Geralmente, a pintura de um prédio deve ser sempre realizada em um intervalo de seis anos e, para se manter adequadamente a pintura em dia, é indicado que seja realizada uma lavagem a cada dois anos, pois, nesse período, a tinta encontra-se ainda saudável, o que resulta em melhores resultados.
  • A melhor estação do ano para se realizar uma pintura predial é o outono, pois essa é uma estação mais seca. No caso do frio, as chuvas podem acabar atrasando a secagem da tinta, e consequentemente a finalização da pintura predial.
  • Normalmente, a pintura predial é considerada uma manutenção e, para que seja aprovada por todos os moradores, deve-se realizar uma reunião para que a escolha da cor mais adequada esteja de acordo com a opinião de todos os moradores.
  • A mudança de cor ou a reforma da fachada de um prédio pode ser uma excelente opção, no entanto, pode acabar dependendo muito da relação de custo-benefício. Nos dias atuais, é possível encontrar diversos tipos de tintas especiais com princípios ativos que podem acabar durando muito mais tempo, além de renderem mais e possuírem mais qualidade no resultado final. Além disso, existe a opção ainda de um revestimento de pastilhas, o que não necessita de pintura e requer somente uma lavagem a cada dois anos para a sua manutenção.
  • Para mudar a cor de um prédio, é necessário levar em consideração diversos fatores, pois as novas tendências ou algumas tonalidades nem sempre garantem um bom resultado. Assim, as cores claras são capazes de absorver mais calor, porém, acabam destacando mais as sujeiras e imperfeições na construção. Por isso, procure por um escritório de arquitetura ou uma loja de tintas que possua programas especializados que simulem a mudança de cor da fachada do prédio.
  • No caso da contratação da empresa que irá realizar a pintura, é importante levar em consideração alguns critérios e, para isso, é necessário realizar primeiramente uma pesquisa, ou seja, se a empresa que pretende contratar possui a experiência adequada para realizar uma boa pintura do prédio. Normalmente, essas pessoas também podem aconselhar na escolha adequada da cor.
  • Além disso, outro ponto que deve ser levado em consideração é o ambiente em que o seu prédio se encontra e a sua arquitetura, assim como a natureza existente e a paisagem e clima do mesmo, pois é importante que a cor esteja em harmonia com o ambiente em que o prédio se encontra.

Portanto, ao realizar a pintura da fachada de um prédio, é necessário saber como escolher a cor ideal para pintura predial, pois é necessário que esteja de acordo com o gosto de todos os moradores, e que esteja adequada à estrutura do mesmo e ao ambiente em que está inserido.