Como Escolher a Câmera Digital

Como Escolher sua Câmera Digital

Tudo vai depender do que o fotógrafo precisará, mas opções é o que não faltam. Há quem prefira imprimir as fotos para colocar no porta-retratos, e para estes é preferível uma câmera de no mínimo quatro megapixels, que vai dar uma boa foto de dez por quinze centímetros. Fique de olho nos valores, no entanto. Se a máquina tiver seis megapixels totais, mas apenas três efetivos, conte só com os últimos para não se decepcionar depois com a qualidade da imagem.

O tamanho importa. Quanto menor a câmera, menos funcionalidades. Não é preciso comprar algo do tamanho de um microsystem, é claro. As câmeras digitais medindo cerca de dez centímetros de largura por seis de altura são as de padrão mais comum. São aquelas que se encontram em qualquer loja que venda câmeras. Há também aquelas pequeninas, nos mais variados formatos, que sobem de preço por conta do estilo. Já as câmeras fotográficas profissionais seguem o tamanho das analógicas, bem grandes e cheias de recursos. Quanto ao zoom, atenção ao tipo. O óptico aproxima/afasta a imagem, sem forçar a perda da qualidade como no digital, que capta apenas uma parte da imagem e amplia. Pode é forçar a compra de um aparelho maior.

Aquele visor na parte de trás da câmera deve ser de um material que possibilite visualizar a imagem que se quer obter, ver o Menu e a foto tirada. Alguns afirmam que as telas TFT ficam invisíveis sob a luz do sol, assim como a tela de alguns celulares. E os acessórios? Para garantir a sua durabilidade e toda a diversão que se pode ter, alguns itens são essenciais. Na foto de família, tirada com o timer, um tripé vem a calhar. Uma viagem de turismo esportivo, com escalagem, canoagem, ou de turismo ecológico, com paisagens lindas de morrer: lentes e filtros, flash e rebatedores. Para fotografar até o passarinho beliscando o pé do Cristo Redentor, aumente a capacidade de armazenamento com cartão de memória. E não se esqueça das pilhas ou baterias extras!

Para fazer uma boa escolha e tirar o maior proveito possível do equipamento, procure fazer um test drive antes da compra. Ler reviews também ajuda assim já se chega à loja com uma ideia definida do que se quer. Procure bons preços também – algumas marcas serão mais caras ou mais baratas, dependendo do estabelecimento. Troque impressões com amigos sobre equipamento e, acima de tudo, não se estresse! O principal objetivo é adquirir uma máquina para tirar fotos, não uma dor de cabeça constante!