Como Economizar Energia nos Dias de Frio

Algumas medidas podem ajudar na diminuição do consumo de energia. Uma redução representa uma economia no valor da conta, que vai aumentar em quase 23%, segundo informações da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Algumas atitudes são de grande importância para a redução do consumo e podem se tornar um hábito. Saiba quais são e também quais os eletrodomésticos que consomem mais energia e alternativas para economizar na conta de luz.

Atitudes que podem ser adotadas

Resistência Elétrica

Usar lâmpadas fluorescentes ao invés das lâmpadas incandescentes já ajudam, pois estas últimas realizam a troca de energia elétrica para energia térmica e luminosa. Isso ocorre porque o filamento da lâmpada incandescente é uma resistência elétrica que na teoria deveria funcionar apenas para transformar a energia elétrica em calor. A resistência elétrica gera luz por conta do revestimento de vidro e por isso consome mais energia. A lâmpada fluorescente é mais cara, mas em compensação não consome tanta energia. Dê preferência para os modelos menores, que não precisam “carregar” para ligar assim que é desligada.

Resistência Elétrica

Durante o dia deixe as luzes apagadas e sempre aproveite a luz do sol. De noite, busque sempre desligar a luz quando se ausentar do local. Use abajures ou luzes direcionadas quando estiver fazendo alguma atividade, como uso do computador ou leitura, pois essas luminárias menores, geralmente consomem menos energia. Quanto ao televisor, sempre tire da tomada quando ele ficar longos períodos desligado. Ao adquirir um novo, avalie aquele modelo que apresenta menor consumo, mesmo em stand by.

Já quanto ao ar – condicionado, o ideal é adquirir um modelo cujo tamanho seja compatível com o do lugar onde será instalado. Suas extremidades não devem ficar obstruídas e quando ele estiver ligado é importante deixar portas, janelas e persianas fechadas. Se possível cole adesivos nos interruptores ou próximo aos eletrodomésticos para lembrar sobre as atitudes que podem ser tomadas para a diminuição do consumo. Solicite também a presença de um eletricista para avaliar as condições da fiação, que pode aumentar o consumo.

Selo Procel

Eletrodomésticos que consomem menos energia recebem o selo Procel de qualidade, que atesta ao consumidor, que esses produtos apresentam os mais altos níveis de eficiência energética. Isso vale principalmente para aqueles que ficam muito tempo ligados a tomada, tal qual geladeira e TV. Leia sempre o manual e veja qual o consumo do aparelho.

Algumas trocas podem ser feitas para diminuir o consumo de energia, entre elas está a mudança do gerador elétrico por modelos que funcionam com outro tipo de “combustível”, como os movidos a gás, ou a água ou óleo. Geladeiras antigas consomem muita energia, principalmente os modelos que geram muito gelo e é importante trocar por um modelo mais recente, que possui o selo Procel.

O consumidor é quem mais sofre

O reajuste na conta de energia é o mais alto em relação a produtos e alguns serviços prestados. A conta irá afetar o consumidor porque até mesmo os produtos terão acréscimo, pois a indústria não irá absorver esse acréscimo, dividindo os custos com cliente. O aumento acima das expectativas desacelera a produção e ainda aumenta a inflação, cuja previsão é de até 6,9%.