Como Divulgar seu Blog – Offline

Você faz o seu texto com bastante capricho. Bola um título fantástico. Coloca ele no ar. Divulga no Facebook, Twitter, diHitt e diversos linkadores. Dever cumprido, fecha o computador e vai para sua vida offline. Você está preparado para ela?

O trabalho de divulgação

Muitos textos saem todos os dias abordando como fazer divulgação de seu blog na internet. Os meios são muitos: Redes sociais, linkadores, anúncios em outros blogs, guestposts são os mais comuns. Você consegue ser eficiente nestes meios, mas acontece uma coisa engraçada. Você passa a ter duas vidas: Uma online, com amigos e leitores que te conhecem e estão espalhados por todo o mundo; outra offline, onde você é um simples trabalhador ou estudante que sai para fazer compras, andar de ônibus, bater papo no bar, dar uma corrida para ficar em forma.
Nesta vida offline, as pessoas tem conhecimento de seu trabalho online?

Como ocorre a divulgação offline?

Vamos pensar agora como ocorre a nossa divulgação offline. Você sai a rua e encontra um amigo. Batem papo, falam dos amigos do passado, esposas e trabalho. Aí vem a pergunta: O que você anda fazendo? Por vezes temos até vergonha de falar que estamos com um blog. Mas vamos considerar que você já passou desta fase e quer contar para todo mundo que é o “ás” das postagens.

Seu amigo acha legal e pede o endereço do blog. Daí você parte para catar um papelzinho, talvez aquele caído no chão, ou um guardanapo. Pede emprestado uma caneta e fornece para ele o bendito endereço. Pouco profissional, não é? Nem preciso lembrar que papel que parece lixo, para o lixo vai! Perdemos um futuro leitor!

Agora mude a situação

Voltemos agora no tempo! E vem a pergunta: O que você está fazendo agora? Confiante e sem vergonho do que faz, você saca do bolso um cartão de visita com o “jeitão” do seu blog, onde pode-se ler: Dicas Gráficas do Cardquali , Paulo Valle, Webdesigner, com seu link e email.
É outro impacto, não é?

Daí você descreve todo seu projeto, fala quantos leitores fiéis já possui. Comenta onde pretende chegar e o que já conseguiu. Mostra para seu amigo que um blog pode ser um grande negócio para divulgar seu modo de pensar e alavancar sua carreira. Seu amigo sai da conversa bastante impressionado, coloca o cartão na carteira.

Não sabemos ao certo quando ele entrará no site. Vai depender do seu marketing pessoal. Pode ser assim que chegar em casa; dentro de um mês; ou na terceira vez que ele arrumar a carteira. Mas uma coisa pode estar certo. Este cartão não vai pro lixo e um dia você vai ganhar um leitor fiel e quem sabe para quantas pessoas ele vai mostrar este cartão? Já pensou nisto?

divulgação offline

 

Meios para divulgar seu trabalho offline

Posso citar muitas formas de mostrar seu blog offline. Algumas podem até parecer bizarras para um blog iniciante, mas quem sabe você não chega lá. Segue a lista:

  1. Cartão de visita– Um cartão de visita é um meio barato e prático de divulgar seu blog. Se você entrar no meu post (Distribuidores gráficos – gráficas que conheço) vai achar quem faça 1000 cartões por menos de R$ 30,00. Pode até incrementar o cartão gastando um pouco mais. É um meio muito bom para uma divulgação pessoal.
  2. Folder ou panfleto – Digamos que você pretenda espalhar no seu condomínio com 800 apartamentos que está com um blog espetacular. Um cartão de visita pode ficar preso no fundo da caixa de correio e ser descartado logo de cara (ele é pessoal, lembra?). Um panfleto tem mais chances de ser levado para casa e lido. Nesta divulgação você deve ser bem criativo. Pode apelar para a sua imagem ou para o tema de seu blog. Se conseguir que 1% dos panfletos sejam convertidos em visitas, já estará de bom tamanho. Na minha ex-gráfica eu distribuía 2000 panfletos por dia. Já fechei as postas da rua a 5 anos e ainda hoje tem gente que liga para o telefone que estava no panfleto. Quer coisa mais duradoura que isto? Você pode fazer os panfletos nos mesmos locais que indiquei acima (Distribuidores gráficos – gráficas que conheço).
  3. Adesivos em carro – Vá numa loja de recorte em vinil e escreva o nome do seu blog e o endereço dele, ocupando duas linhas simples. Coloque no vidro traseiro do seu carro e veja os resultados. Você vai ficar impressionado com o número de pessoas que, curiosas, acessam o seu blog. Nesta dica valem também adesivos coloridos no vidro lateral, distribuídos para os seus amigos, ou mesmo uma total adesivação de seu veículo (consulte o Detran antes de fazer).
  4. Rádio – Seu blog tem cunho local? Divulga notícias da região? Coloque um anúncio numa rádio.
  5. Carro de som – Você divulga noticias de sua região. O povo tem que te conhecer. Coloque o carro na rua. Divulgue-se.
  6. Anuncio na TV – Parece bizarro, mas alguns blogs podem chegar a este ponto. O que o Mercado Livre é? Nada mais que um blog de vendas. Tem uma grande estrutura por trás, mas em tese é algo simples. Vejo por aí muitos blogs de empregos bem montados. O InfoJobs está atacando nos anúncios de TV. Quem sabe isto não vai ser sua realidade também.
  7. Pendure uma melancia no pescoço – Brincadeirinha! Mas suponha que você tenha um blog de piadas e você seja o “escracho” em pessoa. Quer ficar famoso? Pendure uma melancia no pescoço, contrate umas palhacinhas bonitinhas, vá a um centro de muito movimento e comece a contar piadas e distribuir seus panfletos. Você tem cara de pau para isto? Já dei a ideia! Tá tímido? Use uma maça! Chama menos a atenção!

Conclusão

Nossa vida de blogueiro não é apenas online. Vivemos em comunidade e conhecemos muita gente nesta caminhada. Muitos são os que podem te ajudar a crescer, mas precisamos dar meios para que nos ajudem. Nesta postagem sugeri apenas alguns meios, mas existem muitos outros que você pode lembrar e indicar aqui nos comentários.

Não fique com receio de mandar sua “ideia maluca”. Tem sempre alguém que pode gostar e adaptar a sua própria realidade. Um abraço a todos, Paulo Valle (Dicas Gráficas do cardquali)