Como Cuidar Corretamente das Lentes de Contato

As lentes de contato são instrumentos importantíssimos no dia a dia de quem tem algum déficit de visão e não pretende fazer uso de óculos. No entanto, não é todo mundo que consegue utilizá-las, pois são extremamente delicadas e se tornam praticamente parte do corpo humano. É também por isso que o uso de lentes de contato não é indicado para pessoas não muito cuidadosas.

Lentes de Contato

Lentes de Contato - Como Cuidar

Hoje as lentes são gelatinosas e bastante sensíveis, justamente para se adequar melhor ao globo ocular e possibilitar uma maior oxigenação. Não é nem preciso dizer que o manuseio delas deve ser feito necessariamente com as mãos muito limpas. A higienização não deve ser apenas das lentes, dos olhos e das mãos, mas também do estojo, já que é necessário retirá-las todas as noites para dormir, a não ser quem usa as de tipo contínuo ou prolongado. Quem usa maquiagem também deve retirar as lentes ou redobrar os cuidados com a região dos olhos. É importante que no momento de manusear as lentes e o estojo a pia esteja com o ralo tampado, porque não é difícil que elas escapem dos dedos.

Outro cuidado importante é com a limpeza e o enxágue das lentes, algo essencial para quem faz uso diário delas e podem ser feitos com soluções multi-uso para a remoção de sujeiras, limpadores enzimáticos ou soluções limpadoras surfactantes que retiram a oleosidade. A limpeza periódica do estojo também é necessária, já que geralmente a lente permanece ali durante toda a noite, submersa no produto para limpá-la.

Os cuidados com a higienização das lentes e do estojo são necessários não apenas por uma questão de cuidados, mas também para a prevenção de irritações e outras complicações. O globo ocular é extremamente sensível e qualquer tipo de corpo estranho ou substância considerada agressora certamente causará reações. Por isso, é fundamental estar atento aos cuidados com as lentes, pois elas influenciam diretamente a saúde dos olhos.