Como Criar Minhocas

Criar Minhocas

Criar Minhocas

Criar minhocas em casa não é difícil e não nem requer grandes investimentos. O principal item para isso é uma caixa resistente. Há dois modos de criação: apenas para ter mais minhocas e também para decomposição de lixo orgânico, como cascas e restos de frutas, verduras e vegetais.
O húmus produzido pelas minhocas também é indicado para a utilização como adubo orgânico, bom para enriquecer a terra de flores, plantas ornamentais e hortas domésticas.

Como fazer

Para pequenos minhocários é necessário uma caixa de madeira ou de outro material resistente à umidade, como um pote de sorvete, galão de plástico ou uma garrafa pet. Se o intuito for apenas ter uma fazenda de minhocas para que elas se multipliquem, faça pequenos furinhos na parte inferior de um pote para água escoar e não empossar. Na parte superior, pequenos buracos ajudam na circulação do ar. Como as minhocas respiram pela pele, a circulação do ar dentro dos túneis criados por elas fica facilitada.

Depois, encha até um pouco mais da metade da caixa com terra e acrescente resto de alimentos como cascas de frutas e verduras. É importante misturar tudo para que não haja superlotação em uma parte da caixa e as minhocas possam ficar em diversos níveis. A maneira como as minhocas se alimentam ajuda a criar mais composto orgânico.

Por fim, misture algumas minhocas compradas em lojas específicas para pesca. Cubra com folhas escuras ou com telas para que os vermes não fujam e para que predadores fiquem longe. Nunca crie as minhocas em caixas de papelão, pois além de serem suscetíveis à umidade, elas podem comer a estrutura.

O grande segredo da fazenda é a maneira de como as minhocas se reproduzem. Dentro das caixas, elas se multiplicam em dupla gravidez. O processo para que as minhocas se dupliquem pode demorar de 45 dias a dois meses. Observe se elas sobem a superfície, isso pode indicar que falta comida no interior da fazenda de minhocas. Se estiverem se reproduzido muito, as divida em outros recipientes ou as coloque em uma caixa maior.

Decomposição de lixo orgânico

Para compostagem orgânica é necessário três recipientes diferentes que deveram ser postos um em cima do outro. No primeiro e no segundo, faça pequenos buracos na parte inferior para que os vermes possam mudar de caixa assim que desejarem.

Reserve a primeira caixa para colocar terra, minhocas e o material orgânico. A do meio terá mais minhocas e as cascas de frutas e verduras já estarão em um estado de decomposição mais avançado em relação à primeira caixa.

O chorume da terra, líquido resultante do lixo, será descartado na última caixa. Procure o utilizar essa água para regar plantas do jardim e vasos. Nunca regue hortas, pois pode haver fungos e toxinas prejudiciais para a alimentação humana.