Como Comprar Vidro Blindado com Segurança

Diferente de outros elementos, o vidro blindado não pode ser fornecido por qualquer tipo de empresa. É um dispositivo que requer certificações especiais para poder ser comercializado ao público. Devido à sua destinação, para usar esse tipo de equipamento em uma construção, a empresa fornecedora deve estar certificada por diversos órgãos governamentais.

Se você vai construir e pretende ter a proteção de vidro blindado em alguma parte da sua obra, veja abaixo todas as certificações que a empresa que será contratada deve possuir para não ter problemas com fiscalização e embargo da obra, sem falar na possibilidade de adquirir material de baixa qualidade que não fornecerá a proteção desejada.

Certificações que os fornecedores de vidro blindado precisam ter

Na hora de fazer uma cotação para o fornecimento de equipamento vidros blindados para sua obra, certifique-se que as empresas contatadas possuem as seguintes certificações:

Vidros Blindados

Vidros Blindados

Título de Registro

Conhecido como TR, é um documento que o Ministério da Defesa do Exercito Nacional emite, autorizando a empresa a fabricar, comercializar, blindar, comprar, estocar, importar e exportar elementos de blindagem balística opacos e transparentes.

Relatório Técnico Experimental

O ReTEx é um documento que relata e atesta os testes que foram feitos no produto blindado.

Resultado de Avaliação Técnica

O RAT, que deve acompanhar o ReTEx é o documento que permite que a empresa, dona do RT, possa fabricar e comercializar esse tipo de produto. Esse documento atesta que a Legislação Federal está sendo atendida, no ponto de vista de produtos controlados, especialmente blindagem eletrônica, proteção balística opaca e transparente.

Certificado

De Vistoria, Fabricação e Comércio da Polícia Civil – Setor de Produtos Controlados (Ficar de olho na data de validade desse documento).

CREA

Empresas que instalam vidro blindado em construções precisam possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia, que é o órgão responsável pela regulamentação de obras civis, construções e reformas.

Atestados e CAT´s

Os profissionais responsáveis pela obra devem possuir atestados emitidos por órgãos públicos ou empresas privadas, que devem ser acompanhados dos respectivos CAT´s – Certidão de Acervo Técnico que precisa estar registrada no CREA, e onde deve constar serviços de maior relevância obedecendo o disposto no art. 30, § 1°, inciso I, da Lei federal n° 8.666/93).

Obras prévias

A empresa precisa ter efetuado serviços de blindagem eletrônica, opaca e transparente, em uma área que precisa ter pelo 50% da área que será contratada, e que tenha sido aprovada em pelo menos três atestados.

Pessoal contratado

A empresa precisa ter documentos que comprovem o registro dos funcionários pela empresa em questão, verificar se os Equipamentos de Proteção Individual são devidamente usados pelos profissionais e se essas pessoas estão autorizadas a realizar a aplicação, instalação e transporte de produtos blindados. Esse requisito é primordial para o caso de acidentes de trajeto ou na obra, se o funcionário não estiver registrado devidamente poderão ocorrer litígios cíveis e criminais.

Fabricar e comercializar vidros blindados requer muito profissionalismo e cuidado, já que o material precisa passar por certificações militares e não pode ser fornecido por qualquer empresa. Observe esses documentos antes de fazer uma contratação para sua obra.