Como Aumentar a Competitividade por Meio de Uma Tecnologia Avançada como o APS

Com um mercado cada vez mais acirrado e clientes ainda mais exigentes, é necessário garantir qualidade e acuracidade em todo o processo de gestão nas pequenas, médias e grandes empresas. Um planejamento de produção requer ferramentas que simulem situações, antecedam problemas e garantam prazos. É com este objetivo que foi criado o APS (Advanced Planning Systems) – uma categoria de softwares especializados em planejamento sofisticado, que inclui um processo transparente em toda a cadeia.

O APS é capaz de programar e controlar todas as etapas da produção e se ela está dentro do prazo estipulado, o que eleva a capacidade operacional com a precisão de dados em todas as fases, identificando o tempo previsto para a execução do processo, indicando o prazo de entrega, medindo e calculando o tempo total da produção, apontando o volume do que deve ser fabricado e diminuindo gastos e custos com a perda de materiais. É uma solução que leva em consideração todas as variáveis e restrições inerentes ao ambiente produtivo, gerando planos de produção variáveis e factíveis: uma de suas principais características é a rapidez e a performance no processamento, a precisão nas programações geradas; a elevada capacidade de refletir a realidade operacional dos diferentes sistemas de produção e a alta tecnologia com que são desenvolvidos.

Com um APS, a empresa consegue planejar a demanda e otimizar o tempo de processo, além de fornecer dentro de um sistema de manufatura informações para os processos do dia a dia da companhia, o que, na prática, reduz conflitos entre as áreas comercial e financeira. Ao longo dos últimos anos, essa ferramenta passou por um processo de amadurecimento, no qual tanto as indústrias quanto os fornecedores dos sistemas passaram a compreender, de forma mais abrangente, as barreiras e desafios encontrados nas implantações. Assim como toda nova tecnologia, os softwares APS causam impactos culturais e demandam mudanças comportamentais nas empresas. Contudo, as pesquisas têm demonstrado que seus benefícios são expressivos e estão relacionados à redução dos estoques, melhor aproveitamento dos recursos, redução dos atrasos nas entregas e dos materiais em processo.