Como Anda o Trânsito em São Paulo

Morar na maior cidade do país tem suas vantagens e desvantagens, o congestionamento de São Paulo, por exemplo, já é praticamente irreversível chegando até 200 km de lentidão. Além de ter o trânsito mais caótico do Brasil São Paulo está no ranking da 6° cidade do mundo com o pior trânsito do mundo.

Os congestionamentos de São Paulo pioraram nos últimos três anos, por exemplo, se colocássemos os 6,1 milhões de veículos existentes na cidade de São Paulo enfileirados seria possível ir três vezes até Nova York, nos Estados Unidos. Todos estes carros nas ruas fazem com que todo o dia os paulistanos enfrentem horas de lentidão para chegar ao trabalho e para voltar para sua casa e este se agrava ainda mais se estiver chovendo.

Algumas medidas para tentar reduzir esses congestionamentos já estão sendo aplicados como o rodízio de carros de acordo com as placas dos veículos e atualmente os caminhões enfrentam também o rodízio para trafegar na Marginal, de acordo com o final da placa.

Veja alguns dados interessantes sobre o trânsito em São Paulo:

– A grande São Paulo concentra 20% de toda a frota de veículos nacional;

– Na capital cerca de 600 novos carros entram em circulação por dia;

– A poluição veicular é a principal causa da má qualidade do ar em SP;

– Estima-se que a poluição seja a responsável pela redução de 1,5 anos na expectativa de vida;

Porém estas medidas para diminuir os congestionamentos em São Paulo e toda essa preocupação com o ar parecem não estar tendo nenhum resultado, porque, por exemplo, ao invés das pessoas no dia do rodízio de sua placa do carro, irem ao trabalho com algum transporte público, muitas acabam comprando mais um carro para fugir deste rodízio e continuar a trafegar pela cidade de carro livremente. E a pergunta que fica é: Quando será que São Paulo vai parar?