Como a Música pode Influenciar as Pessoas

A música influencia nossas vidas consideravelmente, pois não há homem que possa admitir não gostar de música, e não ter uma canção favorita ou artista. Muitas pessoas vivem ou respiram através da música, outros ganham dinheiro com isso, mas a maioria deles relaxam enquanto ouvem música.

Como a Música pode Influenciar as Pessoas

Como a Música pode Influenciar as Pessoas

Diz-se que a musicoterapia é tão poderosa que pode curar doenças ou distúrbios do cérebro. Nossas preferências musicais refletem a nossa imagem na sociedade, influencia o nosso humor, nos torna mais corajosos, mais alegres, ou, pelo contrário deprimidos, e mais tristes. Tudo depende da maneira como entendemos ou sentimos.

A Música influencia a nossa saúde e tem uma grande contribuição para o ajuste de deficiência neurológica e em movimento. Em alguns casos, pacientes que sofrem de Parkinson foram capazes de se mover apenas quando eles se lembraram de algumas músicas da sua juventude. Parece também que nós escolhemos o ritmo em função do nosso coração ou a taxa de respiração. A combinação de ritmos musicais parece induzir as nossas flutuações da pressão arterial, sendo por vezes imperceptíveis, mas geralmente influenciam nossos sentimentos. Portanto, a música lenta nos acalma, apesar de terem um ritmo rápido nos torna tensa, mas quando a música é baseada muito em harmonia, então ela pode  cansar nosso cérebro. O que influencia o nosso estado de espírito é o comprimento e a localização das pausas em uma música.

A maneira como reagimos a uma música depende muito de nosso estado de espírito ou experiências anteriores. Se associarmos uma música com um triste acontecimento em nossa vida, vamos sofrer quando a ouvimos, enquanto outros, sem memórias ligado a essa música, vai considerá-la feliz. Além disso, muitas vezes associamos um anúncio ou um filme com a música que ouvimos. É por isso que a música é usada em comerciais e filmes, porque, se a mensagem não nos chegou, a música vai fazer com certeza.

A música tem também sua própria mensagem. Rock e rap músicas com vídeos que incitam à violência sexual e mensagens dirigidas diretamente enviar a mesma mensagem aos seus ouvintes. Os jovens que escutam este gênero de música têm uma vida mais agitada e um comportamento mais agressivo. O Rap tem um efeito mais poderoso, porque suas letras são mais explícitas e mesmo que as letras não podem ser entendidas, geralmente porque o volume está muito alto, e a sua linha melódica que se repete sucessivamente , para transmitir a mesma mensagem.

Mas a música não influencia apenas as pessoas, notou-se que as plantas crescem mais rapidamente e produzem mais flores, frutos e sementes, quando na sala de música escuta-se instrumental, especialmente o violino, flauta e harmonium.