Colecionadores de Miniaturas e os Diferentes Estilos

Colecionar Miniaturas

Colecionar Miniaturas

O colecionador é a pessoa ou instituição que faz coleção dos mais diversos objetos, como selos, moedas, cartões, livros, miniaturas entre outros. A coleção surge a partir da necessidade que as pessoas tem em guardar, organizar, selecionar, trocar e expor itens por categorias, em função de seus interesses pessoais, que surgem a partir de valores (afetivo, cultural e/ou material) atribuídos a esses objetos.

Essa prática é muito comum entre as mais diferentes pessoas e sua origem é remota. Atualmente, o tipo de coleção mais comum é a de miniaturas, que permite colecionar diversos tipos de objetos, mesmo que em uma versão bem pequenina. Isso porque existem infinitas variedades de miniaturas: carros, motos, caminhões, aviões, navios, barcos, árvores, bonecos, entre outros.
Cada tipo de coleção revela a personalidade de seu colecionador. Por exemplo, os bonecos em miniaturas são colecionados por diferentes pessoas. Quem gosta de filmes colecionas os bonequinhos que representem os personagens dos filmes mais famosos: X-men, O Exterminador do Futuro, Guerra das Estrelas, entre outros que fizeram sucesso e cujos personagens fizeram história.

Quem gosta de música procura os bonecos em miniaturas de grandes astros do mundo musical: Michael Jackson, Madona, Mick Jagger, entre outros. E o estilo musical também interfere na escolha dos bonecos que farão parte da coleção: quem gosta de rock vai procurar os astros do rock; as pessoas que preferem o mundo pop colecionam os bonecos que representam as estrelas do pop; existem ainda as pessoas que gostam de música, independente do estilo, que fazem coleção das miniaturas que representam os principais nomes do cenário musical.

Os apaixonados por carro também podem colecionar suas miniaturas a partir de categorias ou estilos. Há quem prefira os carros antigos e há quem prefira os carros mais modernos. Existe ainda quem goste dos dois tipos de carro e colecione ambos.

Outro tipo de miniatura, que forma uma coleção mais incomum, é a das bruxinhas. As pessoas mais místicas gostam de colecionar vários tipos bruxinhas, cada uma representando algo: sorte, dinheiro, amor, amizade, por exemplo. E assim são também as pessoas supersticiosas que colecionam os mais diversos objetos que podem trazer sorte, fortuna, paz, tranquilidade. Esses objetos podem ser pequeninas figas, ferraduras, imagens de Buda ou sapos da Fortuna. Geralmente, esse tipo de colecionador não tem várias miniaturas diferentes do mesmo objeto, mas uma miniatura para cada intenção ou simbologia.

Assim, ao entrar na casa de um colecionador de miniaturas ou de qualquer outro objeto, ficarão evidentes quais são seus gostos, suas preferências, seu estilo e sua personalidade.