Cofres de Bancos – Como São Feitos

O que as pessoas deixam nos cofres dos bancos varia bastante. Joias valiosas, barras de ouro e sacos de dinheiro disputam espaço dentro destas máquinas tecnológicas de guardar dinheiro.

São considerados superseguros e confiáveis, mas por quê? O que faz com que grandes bancos acreditem tão fielmente nestas tecnologias a ponto de deixar fortunas lá armazenadas?

Se todos soubessem a estruturas de um cofre de banco, todo o mundo iria entender porque são altamente confiáveis.

Cofre de bancoComo são construídos

Diferentemente dos cofres comuns, utilizados em residências e empresas, os cofres de bancos são montados diretamente no próprio estabelecimento.

A sua montagem não é uma tarefa fácil, envolve uma série de regras que devem ser seguidas para que a segurança do cofre fique garantida.

Paredes invulneráveis

As paredes são as estruturas maiores que fazem parte da montagem, são muito densas, criadas por empresas especializadas e composta de materiais altamente resistentes e pesados.

Cada parede possui em seu interior concreto e várias camadas de aço reforçado. Durante a montagem das paredes, ferramentas de vibração são utilizadas com o intuito de eliminar completamente qualquer presença de ar que exista no local. Isso é feito para não deixa-las vulneráveis às ações externas.

Portas impossíveis de ultrapassar

As portas de um cofre de banco só podem ser abertas em casos específicos, em horários certos. Os bancos possuem um sistema eletrônico que permite o acesso aos cofres, para isso é necessário que haja a sincronização de informações e cartões de dois funcionários.

Existem muitas trancas presentes numa porta de cofre bancário para garantir a proteção em vários pontos dela. Elas servem para impedir o arrombamento até mesmo por meio de máquinas de força bruta.

Mas não somente as trancas fazem esse papel de proteção à entrada do cofre, a própria porta também é feita de concreto e aço e revestida de aço inoxidável. Isto tudo para impedir o arrombamento com uso de explosivos.

Além da porta com trancas, atrás dela você encontra uma grade de aço reforçado. Para evitar a quebra dela através de impactos, a grade é composta de apenas uma estrutura.

Sistema de alarmes

A segurança do cofre não é garantida exclusivamente por suas tranças e camadas de aço. Existem ferramentas ao redor do cofre também como câmeras de segurança vigiadas o tempo todo, presentes tanto fora quanto dentro dos cofres, sensores audiovisuais que sinalizam quando há visitação ao cofre fora dos horários programados e sensores a laser também monitoram qualquer movimentação feita no interior, para evitar possíveis invasões.

Cofre de banco - como são feitos

Segurança garantida

É devido a esta alta tecnologia em segurança que os bancos garantem que seu dinheiro, seus objetos e joias permanecerão intactos e fora do alcance de ladrões.

Depois de tudo que foi explicado aqui, acredito que muita gente confia mais agora nos cofres de bancos.