Hoje em dia muitos brasileiros sofrem com a negativação de crédito. Algumas pessoas fazem contas maiores do que podem pagar e acabam ficando com o “nome sujo”.

Hoje em dia existem empresas especializadas em realizar cobranças e recuperação de crédito. Esta negociação pode ser extrajudicial (amigável) ou judicial. Veja como funciona cada uma delas:

Cobrança Extrajudicial (Amigável)

Na cobrança extrajudicial ou amigável, a empresa entra em contato com o devedor e tenta realizar um acordo. Neste tipo de negociação não há interferência de advogados ou ações judiciais,  o acordo geralmente é feito de uma maneira que fique mais fácil para a pessoa que está devendo pagar. Além disso, na maioria das vezes, há um desconto no valor da dívida, para facilitar a quitação.

Cobrança Judicial

Na cobrança judicial, a empresa credora entra com todas as medidas cabíves dentro da lei para receber a dívida. Neste tipo de cobrança, são acionados advogados para aplicarem as soluções para realizar as cobranças. Obviamente tudo precisa estar dentro da lei, algumas empresas cometem abusos e isto tem que ser denunciado.

Caso você esteja com o nome negativado, procure sempre realizar um acordo, no caso, prefira a cobrança extrajudicial.