Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro

O Ciclo Operacional, de um modo generalizado, engloba o Ciclo Financeiro e ambos os assuntos são objetos de grande atenção da Administração de Curto prazo, conhecida também por Finanças Corporativas.

Ciclo operacional e ciclo financeiro

De acordo com Ross et al. (2013), em se tratando de uma indústria por exemplo, as atividades operacionais e financeiras poderiam acontecer nessa ordem mostrada na tabela.

Evento Decisão
Compra de matéria prima Quanto de estoque deve ser encomendado?
Pagamento em dinheiro Tomar um empréstimo ou usar saldos de caixa?
Fabricação do produto Que tecnologia de produção escolher?
Venda dos produtos Conceder ou não crédito a um determinado cliente?
Cobrança das vendas Como cobrar?

 

Observando os eventos e pensando na prática, percebemos que vamos precisar de dinheiro para comprar. Nesse caso haveria saída de dinheiro para em seguida fazer o pagamento tanto da matéria prima quanto para os gastos com a produção. Ao vender esses produtos, haverá entradas de dinheiro à vista e também gerará contas a receber.

No entanto, como podemos ver mais abaixo, o recebimento não ocorre no mesmo momento em que incorre em gastos até que o produto esteja pronto, seja vendido e o dinheiro recebido.

É conhecendo o Ciclo Operacional e também o Ciclo Financeiro para que se possa decidir por uma situação ou por outra a cada momento.

Para entender tanto o ciclo operacional quanto ao ciclo financeiro, é preciso observar os prazos médio de: rotação dos estoques; de pagamento a fornecedores e de recebimento das vendas, pois, eles são estudados em conjunto dentro do ciclo operacional da empresa.

 

ciclo operacional

Ciclo operacional

Observando a figura acima temos os momentos de compra, venda, pagamento e recebimento. Chamando-os de T1, T2, T3 e T4 respectivamente, percebemos que o ciclo operacional vai de T1 a T4 ou seja, de compra até recebimento.

Ciclo Operacional = PMRE + PMRV

Observamos também que há 3 prazos médios e o ciclo financeiro a ser considerados dentro do ciclo operacional.

Praz médio de rotação de estoque (PMRE) – Vai desde o momento em que a empresa compra até o momento da venda.

Prazo médio de recebimento das vendas (PMRV) – Média de tempo que vai desde a venda do produto até o recebimento do pagamento por parte do cliente.

Percebemos nesses dois, a equação: Ciclo Operacional = PMRE + PMRV

Prazo médio de pagamento a fornecedores (PMPF) – Média de tempo que vai desde a compra que a empresa fez, seja para produzir ou para revender até o pagamentos aos fornecedores.

Ciclo Financeiro ou Ciclo de caixa

Esse também é muito importante e serve para se conhecer a necessidade do capital de giro com base em pagamentos e recebimentos, pois, representa a diferença entre pagamentos e recebimentos e normalmente ele é positivo, já que quase sempre, percebemos que o prazo para pagamentos a fornecedores tende a ser menor que o prazo de recebimento dos clientes.

Olhando novamente para figura, caso quiséssemos saber o o ciclo financeiro da empresa, deveríamos subtrair do ciclo operacional, o Prazo médio de pagamento a fornecedores, pois, veja que o PMPF vai desde o momento da compra até o pagamento a fornecedores, restando apenas o momento do pagamento a fornecedores até recebimento dos cliente.

Ciclo Financeiro = Ciclo operacional – PMPF

Ou

CF = PMRE + PMRV – PMPF

Quanto a ser melhor ou pior, veja:

  • CF > 0 (pior)
  • CF = 0 (melhor que o anterior)
  • CF < 0 (melhor que os dois primeiros)

Mas como observado na prática, o mais comum é a primeira situação, daí, a necessidade de capital de giro para renovar o estoque enquanto a empresa recebe dos clientes.

Entendido isto, necessita saber calcular esses prazos médios para saber exatamente do quanto precisa ser feito ou do quanto necessita em caixa, enfim, é preciso conhecer esses prazos médios para fazer uma administração financeira de curto prazo.

Lembrando esse 360 se deve ao fato de que está sendo considerado o período de um ano.

PMRE = Estoque médio dos produtos   * 360
Custo dos produtos vendidos

Mostrará o tempo em que permanecem esses produtos em estoques à espera de ser vendidos.
PMPF = Prazo médio de fornecedores a pagar    *  360
Compras a prazo no período considerado

Mostra o tempo em que a empresa faz seus pagamentos aos fornecedores.
PMRV = Prazo médio de duplicatas (cliente) a receber  * 360
Vendas a prazo no período considerado

Mostra o tempo que a demora para receber de seus clientes.

Após conhecer o ciclo operacional, ciclo financeiro e esses prazos médios, o administrador financeiro vai poder tomar decisões visando rentabilidade, mas principalmente, a liquidez da empresa, já que, na administração de curto prazo, antes de se preocupar com a rentabilidade, antes deve atentar para que a empresa possa liquidar ou honrar com seus compromissos já assumidos no curto prazo (circulante).

Outros assuntos de Introdução à Administração Financeira

Introdução à Administração Financeira