As principais aplicações da chapas perfuradas

Hoje em dia, a variedade de materiais e produtos que são utilizados na construção de imóveis e finalização de espaços é imensa. Com isso, muitas das vezes, o consumidor pode se sentir confuso na hora de escolher ou optar por um tipo de material, como, por exemplo as chapas perfuradas.

Essas chapas podem ser empregadas em vários segmentos do mercado, sendo que a sua perfuração pode ter diferentes formatos, que vai de acordo com a necessidade de cada projeto. Os responsáveis por produzir esse material conta com um excelente rendimento na linha de produção.

Em relação ao uso, as chapas podem se estender a todos os gêneros de atividade, por ser uma peça versátil e que permite  se ter uma gama muito grande de modelos de perfurações e também de materiais de confecção. Vale lembrar que as medições corretas e a qualidade do produto são fatores que interferem diretamente no seu rendimento máximo.

Dessa forma, se você deseja saber mais sobre as principais aplicações das chapas pergufuradas, os tipos disponíveis no mercado e como escolher o melhor modelo para o seu projeto, continue acompanhando esse artigo e confira todas as dicas que separamos para você.

Em que tipo de projeto é possível utilizar as chapas perfuradas

As chapas perfurada que são produzidas, em sua grande maioria, por peças metálicas, contam com perfurações em sua superfície que podem ser feitas de várias formas, de acordo com seu emprego. Essa perfuração pode ser realizada através de laser, punções ou também com jato de água.

Por ser uma peça muito versátil é possível empregá-la nos mais diversos segmentos do mercado, uma vez que poussui uma variedade de perfurações que permitem projetos com bastante precisão e com aspectos visuais e estéticos satisfatórios.

Para empregar uma chapa em um projeto é preciso que as especificações corretas sejam passadas ao responsável, que são elas: material, espessura, tipo de perfuração, acabamento e dimensões, sempre levando em consideração o tipo de uso, o que exige atenção quanto a corrosão, resistência, calor, abrasão, calor e outras situações que possam vir interferir na qualidade do produto.

Para conhecer mais sobre as chapas perfuradas, confira algumas das suas aplicações em projetos e obras:

  • Varandas;
  • Fachadas de casas, prédios e demais estabelecimentos;
  • Guarda corpos;
  • Obras de urbanismo;
  • Móveis em geral;
  • Decoração de ambientes em geral;
  • Classificação de grãos;
  • Classificação de pedras;
  • Setor de frigoríficos;
  • Setor de panificação;
  • Setor de mineração.

A chapas podem ser feitas de diversos materiais, como mencionado anteriormente, que podem ser: aço carbono ou inoxidável, alumínio, PVC, cobre e latão, que pode variar de acordo com as condições estabelecidas pelas projeto ou obra.

Outro ponto bastante importante é quanto ao tipo de perfuração para que, assim, produto não corra riscos de ter seu uso comprometido. Confira a seguir quais perfurações existem no mercado:

  • Furos redondos: modelo ideal que favore que a chapa tenha resistência e um bom acabamento. Os furos desse tipo dispostos em linha reta são indicados para aplicações de decoração, ou seja, onde a estética é fundamental, já os furos dipostos alternadamente são ideais para os processos industriais, como filtragem e ventilação, o que dá um maior aproveitamento da superfície.
  • Furos quadrados: também voltados para uso em ambientes como forma decorativa, já que confere elegância e um ar de modernidade.
  • Furos oblongos: indicados para as chapas que vão ser empregadas em ambientes externos, uma vez que conferem mais resistência e rigidez ao material.
  • Furos retangulares: qualquer tipo de material que a chapa for feita, como os mencionados anteriormente, podem receber essa perfuração.
  • Outros furos: ainda existem outras perfurações possíveis para a chapa, que podem ser losangulares, hexagonais e também as sob medida.

Para se ter uma noção maior, os projetos da construção civil costumam utilizar os mais variados tipos de chapa, mas aquelas feitas de materiais metálicos, como o ferro e aço, são os modelos coringas, justamente, por ter diversas funções dentro de uma obra.

Uma?chapa perfurada, além de ser extremamente versátil em soluções para as mais diversas construções, também oferece mais algumas vantagens em sua aplicação, como, por exemplo:

  • Passagem de ar: certos tipos de obras exigem divisórias e ao mesmo tempo que o ar circule no ambiente, evitando comprometer a ventilação, assim, a chapa com furos possibilita essa condição, como, por exemplo, na construção de varandas.
  • Translúcida: a perfuração da chapa?permite com que a visão não seja obstruída, principalmente, em construções urbanas.
  • Propagação de sons: nesse caso, os sons e ruídos também não ficam obstruídos, já que os furos permintem com que o ruído se propague.
  • Visual: o design da chapa atribui características visualmente agradáveis, pois segue um padrão uniforme favorável a decoração de ambientes.
  • Leve: além disso, o material perfurado mais leveza ao ambiente e facilita na hora de transportar e fazer a sua aplicação.

Através dessas dicas e orientações é possível entender um pouco mais como as chapas perfuradas são importantes nos mais diversos segmentos do mercado e como se trata de uma peça versátil e imprescindível na construção.