Como é feita uma chapa perfurada?

Tanto no padrão como na medida, a chapa perfurada está presente na maioria do cotidiano de inúmeras empresas, indústrias e até mesmo no nosso dia a dia, onde o mais comum é que a chapa perfurada seja de metal e com furos que normalmente variam de distância até um formato de gradil.

Para quem ainda não sabe, a chapa perfurada é conhecida como uma lâmina de aço, que também pode ser fabricada de materiais como cobre e alumínio, recebendo furos de diversos formatos, sejam redondos, retangulares, quadrados, entre outros.

No caso do seu processo de fabricação, a chapa perfurada normalmente depende de forma considerável do uso em que ela será destinada, pois assim dependendo da finalidade é possível saber qual o tipo de material recomendado, a espessura, o estilo da perfuração, os acabamentos e as dimensões.

Saiba mais como é feita uma chapa perfurada

Conforme dito acima sobre a fabricação de uma chapa perfurada, é importante ainda que se tome algumas decisões na sua fabricação quanto à algumas variáveis, como abrasão, corrosão, resistência, tolerância ao calor, entre outros motivos.

As chapas perfuradas em metais geralmente variam os tipos de materiais usados, como o aço carbono, aço inox, latão, alumínio, polímeros, entre muitos outros. No caso da sua fabricação, ela pode ser normalmente realizada a laser, por jatos de água ou até mesmo empurrões.

No caso da aplicação da chapa perfurada pode-se dizer que ela possui uma variedade de usos, podendo ser usada na área de construção civil, alimentos, bebidas, mineração, siderurgia, agricultura, metalurgia, eletroeletrônica, revestimentos acústicos, obras de urbanismo, entre muitos outros segmentos.

As placas perfuradas podem ser encontradas de inúmeras formas, de diversas especificações e com diferentes tipos de formatos de furo, os quais normalmente variam conforme as necessidades do cliente e que sempre devem ser levados em consideração.

Assim, confira abaixo os tipos de chapas perfuradas que existem para que você entenda qual seria a melhor opção caso você esteja à procura de uma para o segmento em que atua.

  • As chapas perfuradas que possuem furos redondos geralmente são mais usadas nas áreas de arquitetura, metalurgia, construção civil, entre outros, onde a sua principal característica é a versatilidade.
  • No caso das chapas perfuradas com furos quadrados elas possuem mais aplicação em aparelhos de som e na formatação de caixas acústicas.
  • Já as chapas perfuradas com furos oblongos devido ao fato de possuírem diversos tipos de furos, elas são mais indicadas de acordo com a necessidade do cliente.
  • As chapas perfuradas com furos losangulares já são mais usadas nos equipamentos que necessitam de passagem de ar com facilidade, como no caso do resfriamento de calor.
  • No caso da chapa perfurada em aço inox ela é mais usada em lugares que necessitam de maior resistência e esforços, como pisos, escadas e rampas. Além disso, elas são muito seguras e econômicas.
  • As chapas perfuradas de alumínio garantem muita resistência e possuem normalmente baixa necessidade de manutenção, além de ser muito leve. Essas já são mais usadas para a fabricação de equipamentos e produtos industriais, além de ser usada na área da arquitetura.
  • Já a chapa perfurada em aço carbono, elas já são as mais baratas e são encontradas com facilidade no mercado com preços muito acessíveis, e mesmo sendo mais pesada, elas são excelentes e muito usadas nas indústrias, como a naval e também na construção civil.

Portanto, as chapas perfuradas podem variar tanto em forma, distância, diâmetro como disposição, onde tudo é medido em milímetros. No caso da disposição, é extremamente importante que você entenda que isso pode afetar diretamente o aproveitamento da área perfurada da superfície da chapa.

Assim, os furos que são dispostos de maneira alternada garantem sempre um melhor aproveitamento no caso dos processos de ventilação, enquanto que o caso dos furos que estão dispostos em forma reta já é mais usado em áreas de acabamentos e estética.

Dessa forma, entende-se que a disposição dos furos da chapa perfurada faz total diferença quanto ao seu uso, e por isso, é fundamental sempre consultar uma tabela de perfuração que contenha os tipos de áreas abertas.

Além disso, quando for comprar uma chapa perfurada é interessante que você observe o tipo de barra que será traspassado pelas chapas, a sua funcionalidade e o tipo de furo, que são fatores que podem influenciar totalmente a utilização na placa perfurada.

Em relação aos preços das chapas perfuradas, eles irão depender muito do material utilizado, além do tipo e da disposição do furo, do diâmetro, da espessura e outras variáveis.

Portanto, quando for comprar chapa perfurada procure observar todas as formas e os diâmetros, pois eles são essenciais conforme a utilização e são muito variados conforme as suas necessidades para que não haja erro no momento da aplicação das chapas.