Chá de Hibisco: O Novo Aliado da Saúde dos Idosos

Idosos

A população brasileira já não é mais a mesma. Isso porque o Brasil tem uma quantidade cada vez maior de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje, segundo as estatísticas oficiais, são 20,6 milhões de idosos no Brasil (ou 10,8% da população), e a expectativa é que, até 2060, esse número chegue a impressionantes 58,4 milhões (26,7% do total).

Devido a isso, muitos se perguntam: além de viver mais, dá para viver melhor também? Afinal de contas, com a idade avançada, muitas doenças surgem e, por isso, a velhice chega a ser enfadonha em muitos dos casos. Problemas no pulmão, no intestino, no sistema imunológico, no coração e no sangue são os mais comuns nesse tipo de público, que tem cada vez mais procurado por soluções e produtos que os ajudem a ter uma saúde melhor e mais fortalecida.

Mas não adianta em nada buscarmos opções industrializadas e repletas de química, que são vendidas pela indústria como “revolucionárias”. Nosso corpo só se tornará mais saudável com opções verdadeiramente naturais, que trazem consigo toda uma tradição e um histórico de uso medicinal e que utilizam as melhores fontes de nutrição disponíveis no planeta.

O chá de hibisco é uma dessas opções não só naturais, como também extremamente eficazes. Feito a partir do Hibiscus sabdariffa, que é um tipo específico de hibisco e que não tem nada a ver com o hibisco ornamental presente em muitos jardins, ele é ótimo para idosos e para quem quer ter uma vida saudável porque, além de ser antioxidante e anti-inflamatório, ele contém substâncias de altíssimo valor nutricional como o cálcio e a vitamina C.

 

Um chá milagroso

Xicara com Cha de Hibisco

Chá de hibisco é ótimo para a saúde da terceira idade.

Devido a essas propriedades, há quem o chame de “chá milagroso”. E isso não é balela não. Na prática, o chá de hibisco é excelente para diversos órgãos, já que, com tantas substâncias boas, eles conseguem funcionar de forma mais plena e normal, sem obstáculos ou impeditivos.

Para os idosos, que são muito vulneráveis a problemas sanguíneos, isso é uma ótima notícia. Afinal, o chá de hibisco tem como um de seus efeitos práticos diminuir a pressão na parede dos vasos sanguíneos, o que evita assim riscos de derrame, muito comuns entre os mais velhos. Mais ainda, a circulação sanguínea será menos obstruída, o que influencia positivamente todo o corpo.

Idosos também sofrem bastante com quedas e com a fragilidade, muito típicas com o avançar da idade. E o chá de hibisco consegue reverter esse quadro, justamente por fortalecer os ossos e combater males como a osteoporose (isto é, a diminuição aguda da massa óssea).

E tem muito mais também. Além dos benefícios já citados, o chá de hibisco é um grande aliado do sistema imunológico, que costuma estar bastante fragilizado na velhice. Por causa da grande quantidade de vitamina C que ele apresenta, ele é um estimulante para a produção de glóbulos brancos e anticorpos, prevenindo assim males desagradáveis como gripes, resfriados e viroses.

 

Saúde completa, velhice melhor aproveitada

Idosos se exercitando

Rotina com esportes também é fundamental para boa saúde.

Muitos nutricionistas e geriatras afirmam que, mais do que consumir produtos tão benéficos e vantajosos como o chá de hibisco, a saúde do idoso só pode ser ampla e estável com uma alimentação e uma rotina conscientes. Em outras palavras, o chá de hibisco é um grande aliado, porém o idoso precisa também praticar exercícios físicos com regularidade (pelo menos três vezes por semana), comer muitas frutas, verduras e legumes (e alterná-los, de modo a ingerir uma diversidade grande desse tipo de alimento), evitar o cigarro e muita bebida alcoólica e, sobretudo, aproveitar o melhor da vida.

Afinal de contas, mesmo com a idade avançada, tem como vivermos melhor, sim. Basta entendermos que a saúde está em nossas mãos e que nós escolhemos o caminho que queremos seguir – o de uma vida turbulenta ou o de dias felizes e tranquilos ao lado de quem mais amamos. A decisão é nossa!