Certificado Digital X Conectividade Social

O certificado digital, como ja foi falado nos posts anteriores, está cada vez mais presente no dia à dia dos cidadãos. Prova disso, temos presente a Conectividade Social, da Caixa.

Antes de salientarmos os benefícios precisamos saber o que vem a ser a Conectividade Social. Portanto, a CS é um canal eletrônico da Caixa que facilita a vida de empresas e escritórios contábeis de todo o Brasil no cumprimento das obrigações voltadas ao FGTS. O canal permite a transmissão do arquivo do SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social – bem como a operação do Caixa PIS/Empresa. Também é possível visualizar e imprimir relatório de IS (Informação de Saldo) por meio do Visualizador de Relatórios. Uma ótima maneira de manter a situação de todos regularizada.

Mas você deve estar se perguntando: onde entra o Certificação Digital no meio disso tudo?

Pois bem. A Conectividade Social com a Certificação Digital é uma evolução do Conectividade Social já utilizado anteriormente. Agora, o canal passa a ser 100% digital e acessível somente por aqueles (pessoas físicas e jurídicas) que possuam certificado digital nos padrões ICP-Brasil. Em vez de instalar um software para transmitir arquivos do FGTS, é preciso apenas acessar o novo site criado pela Caixa com seu Certificado Digital de qualquer computador.

O novo portal absorveu todos os benefícios e vantagens da certificação digital – mais segura e confiável que o habitual CD – mas também remodelou serviços e funcionalidades, processos acrescentados e navegação mais simples e direta.  Assim, é possível enviar arquivos SEFIP, GRRF e receber mensagens personalizadas, na caixa postal, relativas à situação e regularização de cada empresa.

A Conectividade Social com Certificação Digital também permite acessar informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa. Transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade, alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, agora tudo pela internet.

Dessa forma, como acabamos de ver, a Certificação Digital começa a tomar contornos de protagonista das transações cotidianas deixando cada vez mais para trás sua situação de mera coadjuvante.