Embora seja o assunto do momento em termos de avanços em todas as áeras do nosso cotidiano, ainda há muito a se esclarecer sobre o tema da Certificação Digital.  A começar pela nomenclatura, que mesmo sendo facilmente confundida, há muita diferença entre ambas.

Certificação Digital

A ICP-Brasil, que é o Instituto de Chaveamento Público Brasileiro, é a responsável pelas regras de validade da estrutura de chaves públicas no Brasil, isto é, tem a função de regular todos os procedimentos aos quais os agentes de certificação, que são os autorizados a representarem a ICP-Brasil na emissão, revogação e cancelamento dos certificados digitais com os clientes usuários a que os mesmos se destinam.

Para ilustrar o que até agora foi narrado, imaginemos o certificado digital como uma credencial, que identifica uma empresa, um civil, uma maquina na web, etc., tudo isso aliado à segurança jurídica e à garantia de que realmente é com aquela pessoa, entidade ou empresa, que você está lidando. Você, caro leitor, se sentiria muito mais a vontade em fechar um negócio, comprar ou vender um produto, ou até mesmo enviar um email importante, se soubesse a procedência do site ou página que você está lidando, não é mesmo?

Pois bem, o Certificado Digital é isso. É o ambiente no qual, através da obtenção de uma credencial física, que atua no meio virtual, se pode dar segurança para quem acessa e para quem é acessado, sejam quais forem as operações que se deseja operar na rede.

Assinatura Digital

Diferentemente da certifcação digital, a Assinatura Digital é a validade jurídica que todo documento tem, ao ser gerado e enviado, à partir do ambiente de um certificado digital ativo.

Veja bem, o dono de uma grande empresa está fazendo uma viagem de negócios em outro país e se depara, após a ligação de um de seus funcionários de confiança, com a informação que documentos necessitam de sua assinatura, senão contratos e parcerias náo poderão ser fechados. Diante de tal situação, como proceder?

Vejamos. Se o empresário ainda nao tiver o certificado digital em sua empresa, ou ele cancela a viagem e volta urgente à empresa ou continua na sua viagem e conta com a sorte para conseguir resolver a situação na sua volta. Note, caro leitor, que caso ele opte por qualquer uma das duas hipóteses acima, sairá perdendo.

Por sua vez, o empresário em questão já possui um certificado digital válido e ativo, portanto, ao receber a ligação de seu funcionário, e por este ser de confiança, lhe dita a forma de composição dos documentos e, em seguida pede para o mesmo enviá-los, via email, aos clientes e parceiros. Veja, que uma atitude não obsta a outra, ou seja, a viagem de negócios não precisou ser cancelada e os documentos foram enviados aos seus destinos de forma segura e com validade jurídica tão como uma assinatura manuscrita.

Como podemos observar, tudo isso só foi possível graças à CERTIFICAÇÃO DIGITAL que assegura a ASSINATURA DIGITAL de todos os documentos gerados neste ambiente. Finda aqui o tópico a que o título do mesmo da nome e tenta-se esclarecer um pouco sobre ambos.