Células-tronco do Sangue Menstrual: Esperança para o Futuro

Células-tronco do Sangue Menstrual

Células-tronco do Sangue Menstrual

Na última década nossa ciência médica tem feito progressos rápidos. O horizonte de pesquisa tem se expandido consideravelmente. Novas áreas de pesquisa estão sendo escavadas a cada dia. Novos medicamentos estão sendo inventados para doenças que antes eram consideradas incuráveis. As células-tronco nesse contexto surgem como uma nova área, onde muitas pesquisas têm sido realizadas nos últimos tempos.

Terapia com células-tronco tem o potencial de mudar radicalmente o tratamento das doenças humanas. Terapias com células-tronco adultas são usadas para tratar a leucemia. Os investigadores médicos estão esperançosos de que as tecnologias derivadas das pesquisas com células-tronco possam ser amplamente utilizadas para tratar uma grande variedade de doenças como câncer, mal de Parkinson, esclerose amiotrófica, lesão medular, esclerose múltipla e lesões musculares, somente para citar algumas.

Você sabia que existem alguns tipos de células-tronco capazes de salvar vidas que ocorrem naturalmente no sangue menstrual? Normalmente considerado como fluidos impuros do sangue, muitas vezes são descartados e não considerados como algo de qualquer valor. Há também a falta de informação e mecanismos adequados no país para a recolha e preservação do fluido.

Novas tecnologias estão sendo desenvolvidos para dar as mulheres uma oportunidade para coletar e preservar as células estaminais do líquido menstrual do corpo durante o ciclo menstrual para que possam ser usadas em vários tipos de tratamentos. Tais células também podem se diferenciar em outros tipos de células-tronco, incluindo células de ossos, cardíacas, neurais, gordura e cartilagem. Essas células-tronco servirão de base para muitas outras terapias personalizadas regenerativas.