Celular para Todo Tipo de Usuário

Os números são sugestivos quanto às diferentes formas como a população brasileira vê o seu aparelho celular. Cerca de metade dos usuários usam o SMS, mas apenas 15 por cento usa os MMS (com imagens além dos textos). Onze por cento ouvem músicas e assiste a vídeos nos seus telefones, enquanto uns mirrados cinco por cento acessa a Internet. Então, quem seriam essas pessoas? Quem usa um celular apenas como meio de comunicação nos dias de hoje, por exemplo?

Embora essa pareça uma pergunta sem sentido, é surpreendente a enorme quantidade de usuários que ainda usa os aparelhos mais simples de telefonia móvel. Há várias razões para isso, no entanto: para realmente popularizar o celular num país como o Brasil, só mesmo com celulares sem muitas funções, assim barateando o preço. Outro dado importante é que muita gente ganha de presente esses telefones mais simples. São dois tipos diferentes de consumidores: aqueles que não podem pagar por mais, mas não querem ficar de fora do mundo dos SMSs e da mobilidade que o celular dá, e os que querem dar esse prazer a outros.

Celulares de Todos os Tipos

Celulares de Todos os Tipos

Os jovens, em geral, principalmente das classes média ou rica, são os principais usuários dos Smartphones. Muitos podem pensar que a razão para isso é que os mais velhos não se entenderiam com tanta tecnologia, mas não é nada disso. Trata-se mais da onda mundial das redes sociais. Só no Brasil, cerca de um quarto dos acessos às redes da Internet são feitos através de telefones com serviço web, e a tendência é a aumentar ainda mais esse número com os novos aparelhos lançados no mercado – iPhones e similares. De fato, o país está no topo da lista quanto à utilização das redes sociais, e os celulares com grande número de funções, fabricados principalmente na China, podem ajudar nessa tarefa por serem mais acessíveis ao bolso.

Quem tem web blog, seja um jovem querendo desabafar, um jornalista ou outro tipo de profissional, ou simplesmente aqueles que gostam mesmo é de mandar emails enormes, o melhor mesmo é usar o teclado qwerty. Eles dariam mais agilidade à digitação que o teclado normal de um celular e até mesmo outros teclados não dão. Outra possibilidade é o uso de teclados virtual, mais prático pela ausência do suporte físico. Já os PDAs ainda são os aparelhos preferidos dos que estão trabalhando, que organizam tanto a vida pessoal como a profissional através deles. Eles agendam as reuniões e as consultas do dentista, leem e-mails do trabalho e de familiares ou usam o GPS tanto para os compromissos de trabalho quanto para um encontro com os amigos num bar novo.