Celular foi o Primeiro Sistema Wireless

Celular foi o primeiro Wireless!

Celular foi o primeiro Wireless!

A primeira geração de telefones era analógica e não eram assim tão móvel, tendo sido criados para instalação em carros. Mas como nem todo mundo possuía um, era muito caro ter um celular. Nos anos 80, a segunda geração de aparelhos tomou conta do mercado e inundou o imaginário humano. O cinema americano cansou de mostrar a clássica cena onde um celular toca e todos no restaurante ou na reunião de negócios atendem ao telefone ao mesmo tempo.

Mas na década seguinte, foi a vez dos jovens se apoderarem da ferramenta. O recurso de mensagens de texto (torpedos) dos celulares da terceira geração revolucionou a comunicação e criou o modelo de vocabulário usado nas salas de bate-papo da Internet. Uma quantidade impensável de palavras abreviadas, usadas hoje em dia nas mensagens de email e em sites de redes sociais por pessoas de todas as idades.

Os celulares tornaram-se tão populares que na maioria dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento a quantidade de celulares vendidos já ultrapassou o número de habitantes. Em parte isto se deve à baixa no custo dos aparelhos e ao aumento da capacidade de compra dos consumidores, especialmente no caso do Brasil. Um celular básico pode ao menos enviar torpedos, possui agenda, alarmes, calendário e vários toques, e custam menos de 100 reais. Outras funções básicas também podem encontradas nos modelos mais simples, como ligação à Internet, tocador de MP3 e bluetooth. Já os mais caros, com câmeras, Internet, cartão de memória e outros recursos podem custar mais de mil reais.

A quarta geração, com enorme multifuncionalidade, quer agregar o maior número de recursos possíveis no mesmo produto, substituindo vários símbolos do consumismo ao mesmo tempo. O termo MP3, que inicialmente designava apenas o tipo de arquivo aceite em certos tocadores, evoluiu e passou a representar a expressão Media Player, sendo o número a quantidade de recursos disponíveis. Um Mp20, por exemplo, pode até ter mais de 40 funções, como GPS, Internet Wifi, Touch Screen e TV analógica.

Fonte: Celular foi o Primeiro Sistema Wireless