Carro do Executivo, da Mulher, do Estudante, do Mecânico

Dos Executivos:

1º BMW Série 7

2º Mercedes-Benz Classe S

3º Lexus LS 460

4º Acura RL

5º Audi A8

6º Mercedes-Bens Classe E

7º Hyundai Genesis

8º Cadillac STS

9º Lincoln MKS

10º Land Rover Range Rover

Fonte: Autotropolis.com/2010

Executivos endinheirados costumam contratar um motorista para dirigir o carro que lhe servirá para deslocamentos urbanos. Mas não é porque não estão ao volante que eles abrem mão de andar dentro de alguns dos melhores carros produzidos no mundo. A lista elaborada pelo site americano Autropolis.com – e que não tem paralelo no Brasil – mostra que quem ocupa altos cargos no escalão das maiores empresas faz questão de ter na garagem um carro que reúna performance, conforto, qualidade, confiabilidade e dirigibilidade. “São carros que mostram a o quão bem-sucedido é o dono”, diz Cristiano Moreno, gerente de veículos seminovos da Itavema em São Paulo. Para atender a esses desejos, as montadoras precisam investir em acabamento de luxo e tecnologia de ponta. Em comum, quase todos os veículos da lista são da categoria dos sedans e possuem um design mais conservador. A exceção é a Land Rover, que se encaixa perfeitamente nos sonhos do executivo aventureiro. Para Fernando Herrera, gerente de vendas da Caoa em São Paulo, se a lista tivesse sido feita no Brasil, certamente haveria também utilitários esportivos (SUVs) entre os dez preferidos.

Das Mulheres:

1º Citroën C4 Pallas

2º Citroën C3

3º Fiat Idea

4º Honda Fit

5º Nissan Tiida

6º Fiat Punto

7º Nissan X-Trail

8º Volvo V50

9º Volvo XC90

10º Honda Civic

Fonte: WebMotors/2008

Em geral, as mulheres valorizam o conforto, a facilidade de condução e a segurança em um carro. Acessórios como porta-objetos, espelhos e maçanetas que não estragam as unhas são bem importantes. Espaço para as crianças no banco traseiro e para o transporte de acessórios no porta-malas também costumam atrair o público feminino. Já potência de motor e mecânica sofisticada não exercem o mesmo efeito hipnótico que se observa entre homens. Os opcionais mais requisitados pelas mulheres são aqueles que tornam a condução mais confortável, como direção hidráulica, sensor para estacionamento ou vidros automáticos. “Carros altos em que a motorista tem maior visibilidade também passam a sensação de segurança”, diz Cristiano Moreno, gerente de seminovos da Itavema em São Paulo.

Dos Estudantes:

1º GM Agile

2º Volkswagen Fox

3º Peugeot 207

Fonte: Site Carro Universitário/2009

Após dois anos de liderança do Volkswagen Fox, o Agile, da GM, assumiu o topo do ranking dos carros preferidos pelos estudantes, segundo pesquisa feita pelo site Carro Universitário a partir de 7.800 entrevistas. Segundo Lucas Copelli, sócio da consultoria Vallua, os estudantes buscam em um carro uma boa relação custo-benefício, um design moderno e baixo consumo de combustível. Gerente de vendas da Caoa em São Paulo, Fernando Herrera diz que se engana quem acha que os estudantes procuram apenas o preço que cabe no bolso quando decidem comprar um carro. Veículos urbanos, compactos e econômicos saem em vantagem, é verdade. Mas um design esportivo e acessórios como rodas de liga leve, som mais potente, DVD e freios ABS estão entre os itens dos sonhos dos jovens.

O mais importante: dos Mecânicos:

1º Fiat Palio

2º Volkswagen Gol

3º Toyota Corolla

4º GM Corsa

5º GM Celta

Fonte: Cinau (Central de Inteligência Automotiva)/2010

O Fiat Palio é o carro preferido dos mecânicos, segundo pesquisa da Cinau (Central de Inteligência Automotiva) No levantamento deste ano, a empresa ouviu 1.200 especialistas em conserto de veículos e avaliou itens como a confiança na marca, a relação custo-benefício, a informação técnica, a durabilidade e a qualidade. Para Lucas Copelli, sócio da consultoria Vallua, os mecânicos avaliam a qualidade mecânica do carro em suas respostas, mas também levam em consideração a facilidade para a realização do reparo, a disponibilidade de peças de reposição e a abrangência de informações técnicas.