Carpetes de madeira são opções de fácil manutenção

A madeira é um elemento natural de beleza única. Muitas pessoas admiram seu aspecto rústico, que produz um contraste agradável quando aplicado em ambientes residenciais e comerciais. Por conta disso, o que não faltam são modelos de pisos, móveis, painéis e decks de madeira. Todos esses itens são bastante funcionais, por conta da resistência do material, e também são esteticamente atraentes. A madeira, portanto, é um clássico da arquitetura e da decoração; um elemento atemporal.

Carpetes de madeira são opções de fácil manutenção

Quando se trata de pisos de madeira, a diversidade de opções é bem grande: pisos vinílicos, pisos laminados, pisos de madeira maciça e carpete madeira são algumas da opções. Para escolher a melhor opção, é preciso identificar quais são os aspectos tomados como prioridade: preço, estética, resistência, durabilidade, conforto térmico, isolamento acústico, ambiente em que o piso será instalado, limpeza, manutenção, entre outros.

Confira, a seguir, as principais características do carpete madeira.

Composição e Instalação

O carpete madeira é composto por réguas finas revestidas por lâminas de madeira natural. Sobre o contrapiso ou sobre um piso frio, as réguas são encaixadas lado a lado, dispensando o uso de colas e parafusos, sendo colocada apenas uma manta de separação para fazer o correto nivelamento. Esse processo é rápido, prático e não deixa sujeira, o que é ótimo para qualquer obra, especialmente para projetos com prazo apertado.

Aspectos Gerais

Com uma estética que imita fielmente a madeira, o carpete de madeira possui uma beleza reconhecida e admirada. Além disso, os preços são mais generosos do que os dos pisos de madeira maciça. Mesmo gastando menos, é possível tornar os ambientes mais elegantes, sofisticados e aconchegantes. Um dos motivos é o fato de que o carpete de madeira possui ótimo isolamento térmico, mantendo a temperatura do local estável – nem muito quente, nem muito fria.

Limpeza fácil

O carpete de madeira possui baixa resistência à água, ao álcool e a produtos abrasivos. Por esta razão, alguns cuidados devem ser tomados, mas a limpeza e a manutenção do carpete madeira, em geral, são bem simples.

Para a limpeza do dia a dia, é recomendada a utilização de uma vassoura de cerdas macias, evitando que o piso seja riscado. Se desejar, também é possível utilizar o aspirador de pó, para remover melhor a sujeira.

Quando for realizar uma limpeza mais intensa, nunca jogue água diretamente ou utilize panos encharcados. A dica é passar panos levemente umedecidos para retirar manchas. Se desejar, pode acrescentar meia colher (sopa) de detergente neutro em dois litros e meio de água, umidificando o pano nessa solução.

Prático, simples de instalar e fácil de limpar: este é o carpete de madeira, que possui um excelente custo-benefício, já que é bastante parecido com os pisos de madeira maciça. Além disso, ele encontra-se disponível em diversos modelos de cores e tons, podendo ser aplicado tanto em espaços residenciais quanto comerciais. Apenas não é recomendada a sua aplicação em ambientes externos, por conta da exposição à luz solar intensa e à água das chuvas, que podem prejudicar o aspecto geral do carpete.