Carnaval do Paraná Teve Cervejas Especiais em Alta, No País Crescimento Continua

Cervejas especiais

Cervejas Especiais em Alta

Não é só em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que as cervejas especiais parecem estar em alta. Neste último carnaval que acabou de virar cinzas, o saldo é positivo também no Paraná, que teve diversas promoções de cervejas especiais. Os bares da capital Curitiba tiveram êxitos em suas ações para promover o segmento.

Nas outras capitais, apesar do apelo popular das cervejas comuns, o consumo das chamadas Premium foi bastante acentuado. Muito se deve pela popularização e o acesso mais facilitado aos rótulos mais diversificados possíveis. É um crescimento que empolga os profissionais da área.

Assinaturas de cervejas especiais crescem no país

O segmento continua sendo impulsionado pelos clubes de assinatura que mantém ativos seus afiliados para que não se desvinculem do prazer da degustação de umas cervejas artesanais. São similares aos clubes de vinho e possuem características peculiares distintas. São formadores de um público e num futuro próximo pode dar contornos populares a esse novo mundo que vem sendo descoberto no país.
O problema antes era o preço, mas com tantas pessoas engajadas a tendência é um mínimo de popularização e expansão da cultura em todo o país, não mais ficando concentrada nos estados com maior poder aquisitivo. Por enquanto não há como mensurar todos números, mas, em breve, isso será uma verdade.

Brasileiros ainda estão aprendendo a degustar

Outro momento importante nesta transição é, sem dúvidas, a apreciação da bebida como um todo. A tendência das cervejas especiais, caso se popularizem um tanto mais é tornar esse público mais sofisticado e refinado. Não seria mais a procura pelo excesso a variável mais importante. A absorção da qualidade será a nova tônica do mercado cervejeiro no Brasil.