Carnaval 2013 e Um Ano de Novo Sambódromo

Carnaval 2013 - Novo Sambódromo

Carnaval 2013 – Novo Sambódromo

O carnaval 2013 irá marcar o primeiro ano da nova configuração da Marquês de Sapucaí, que em 2011 e 2012 passou por reformas para adequação do espaço ao projeto original de Oscar Niemayer e às exigências do COI para o local sediar eventos das Olimpíadas de 2016. Quem foi ao sambódromo, já esse ano, pode perceber as mudanças efetivas. A iluminação e o som, de fato, como previam os especialistas, foram alterados. Assim como o aumento de público. A capacidade do local passou de 60 para 75 mil pessoas.

Acústica, a grande mudança do Sambódromo

Quando existia a antiga cervejaria no local, existiam apenas os camarotes do lado direito, ou seja, o setor par. Era, na verdade, uma espécie de prédio que fazia um corredor de som. Dessa forma, o som se concentrava mais facilmente no local. Com a inserção das novas arquibancadas, mais afastadas que a antiga construção, além de um novo formato, fez com que o som se dissipasse com mais rapidez, necessitando de adaptação das escolas, que inicialmente, esse ano, usaram um maior número de surdos em suas baterias.

Outra mudança visível foi em relação à iluminação. Antes só havia iluminação do lado esquerdo, o que fazia do lado direito, perto dos camarotes do carnaval do Rio de Janeiro, uma grande parte com sobra que escondia algumas imperfeições aos olhos do público e, principalmente, dos jurados. As mudanças no carnaval do Rio de Janeiro fizeram com que os seus mentores, realmente, quebrassem a cabeça em busca de um desfile perfeito.

Novos Ingressos de Carnaval, menos camarotes

Apesar de um número maior de ingressos do carnaval, o número de camarotes do carnaval carioca passou de 425 para 356. Entretanto, com capacidade aumentada de 12 para 15 pessoas em cada um deles. O fato é que o local ficou diferente e mais pomposo. Portanto, junte-se aos foliões cariocas e pule no maior carnaval do Brasil.