Cardio ou Treino de Força para Perder Peso?

Quando se trata de perder peso, nem todos os exercícios são igualmente eficazes. E, apesar de que toda rotina saudável deve incluir uma variedade de exercícios, algumas atividades são muito mais eficientes do que outras em queimar calorias. Este é um ponto crucial, porque o único “truque” para derreter a gordura corporal é queimando mais calorias do que você come – e considerando que você tenha que queimar 3.500 calorias para perder apenas um quilo de gordura, a sua escolha pode fazer uma grande diferença na aceleração ou atraso dos resultados.

Cardio

Em um estudo recente liderado por professores da Duke University Medical Center, o exercício cardiovascular foi mostrado queimar mais calorias e superar o treinamento de força para perda de peso. Os participantes do estudo foram divididos em três grupos: um grupo cardio, um grupo de levantamento de peso e um grupo que unia cardio e levantamento de peso.

Eles descobriram que o grupo do cardio, que trabalhou principalmente em esteiras ou máquinas elípticas, perdeu uma quantidade igual de peso e gordura que o grupo cardio e musculação, mesmo o tempo de treino sendo mais curto. O grupo que fez apenas musculação foi o que menos perdeu peso.

Treinamento intervalado

Para incinerar calorias, estimule a sua rotina de cardio com o treino intervalado. Para fazer isso, o exercício é feito a um ritmo moderado por alguns minutos, indo a pleno vapor para durante um intervalo mais curto e, em seguida, retornando para a taxa moderada para uma rápida recuperação antes de repetir o ciclo.

Um estudo mostrou que homens que pedalavam suavemente em uma bicicleta estacionária por quatro minutos e depois davam o máximo de si por 30 segundos, repetindo este ciclo por cinco vezes, queimaram mais 200 calorias do que o habitual durante 24 horas após o término da sessão de treinamento.

Você pode fazer o treinamento intervalado em uma bicicleta ergométrica, máquina elíptica, esteira ou outro equipamento de cardio, ou ainda você pode simplesmente caminhar ou correr respeitando o tempo dos intervalos.

Ganhar músculos

Apesar de pesos, flexões e barras fixas não objetivar diretamente a perda de peso, o treinamento de força ainda é importante para queimar calorias. Quando você constrói músculos, você efetivamente aumentar a sua taxa metabólica, afinal músculos maiores queimam mais calorias para se manter, mesmo enquanto você dorme.

Todos naturalmente perdem massa muscular com a idade, e isso é a causa em grande parte da desaceleração do metabolismo que vem com a idade adulta. Com o treinamento de força regular, você pode ajudar a acelerar o metabolismo e evitar o ganho de peso.

Comer para emagrecer

Embora o exercício seja um componente chave em qualquer estratégia de perda de peso, ele só representa uma parte dentro de um plano de emagrecimento. Normalmente você pode queimar muito mais calorias em seu dia a dia, reduzindo a ingestão de alimentos altamente calóricos e que não trazem benefício algum à dieta. Cortar 500 a 1.000 calorias de sua dieta vai fazer você perder de 0,5 a 1 quilo por semana, sendo que você pode usar o exercício para aumentar os resultados e promover a boa saúde.

Se a contagem de calorias o deixa frustrado, se concentre em comer carnes magras, vegetais e alimentos integrais. Agora é partir para a ação e seguir nossas dicas para perder peso e colher todos os benefícios de uma vida mais saudável!