Campinas – Uma Cidade que Respira Cultura

A cidade de Campinas é um dos mais importantes polos de negócios, cultura e arte do Estado de São Paulo. O município é o terceiro mais populoso do estado, atrás apenas de Guarulhos e da capital.

Além de sua grandeza e importância econômica, uma de suas características mais marcantes é a quantidade de eventos culturais e artísticos como feiras, festivais, exposições que são realizados todos os anos. Um dos fatores que incentivam a produção cultural na cidade é a presença de grandes Universidades e Faculdades conhecidas nacionalmente, como a Unicamp, PUCC, FACAMP e FGV. Essas e outras instituições presentes na cidade trazem e produzem boa parte dos projetos artísticos e culturais de Campinas.

A cidade também possui importantes museus como o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna, Museu da Imagem e do Som, Museu de História Natural e a Pinacoteca do Centro de Ciências, Artes e Letras. Campinas ainda possui outras opções culturais como o Centro de Convivência Cultural, que é um importante espaço multifuncional com quatro complexos no bairro Cambuí e recebe espetáculos de dança, teatro, conferências e exposições de várias áreas.

Na cidade também está localizado o Auditório Beethoven que recebe eventos culturais de pequeno a médio porte ao ar livre. Outro espaço dedicado à cultura em Campinas é o Parque Portugal, que possui um planetário astronômico, além de várias outras salas e auditórios para eventos.

Um lugar de extrema importância na cidade quando o assunto são espaços voltados para cultura é a Estação Campinas. O local era uma estação ferroviária que foi desativada em 2001 e dois anos depois foi aberta à população como Estação Cultural, hoje o espaço é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Diversos eventos culturais e artísticos também acontecem durante todo o ano em vários espaços da cidade, atraindo pessoas de diversos lugares do estado e do país, como o Festival de Fotografia Hercules Florence, que é uma parceria entre a prefeitura, a Unicamp e outras instituições da cidade.

O governo municipal ainda possui vários projetos e programas culturais e educacionais como o Programa de incentivo à leitura, que divulga a produção literária nacional e internacional, promovendo atividades associadas à leitura nas escolas públicas, como o Sarau Literário e o Projeto Leitura em Movimento, que proporciona acesso à literatura e a bibliotecas para a população de bairros periféricos da cidade.

Além de ser uma importante ferramenta de inserção social e integração entre os cidadãos, a cultura tem papel fundamental na socialização da população e na formação de pessoas. Conheça o site da Tibério Construtora.