Caminhada Reduz o Risco de Câncer de Mama

exame de mamaVocê sabia que o estilo de vida influência no risco de desenvolver um câncer de mama. Um estudo publicado na revista Câncer Epidemiology Biomarkers & Prevention, realizado nos Estados Unidos da América com 73 mil mulheres confirmou que a caminhada reduziu o risco de contrair a doença.

E nem precisa de muito tempo de exercícios! A pesquisa mostrou que as mulheres entre 50 e 74 anos precisam de apenas 1 hora. O resultado foi obtido apartir de um questionário respondido pelas mulheres participantes, em 1992 e 1993. Depois, nos anos de 1997 e 2009, as mesmas mulheres participam novamente da pesquisa e responderam outras perguntas sobre saúde e exercícios físicos.

A importância da caminhada para uma vida mais saudável

As participantes que caminhavam 7 horas por semana, no mínimo, reduziram em 14% as chances de desenvolverem o câncer de mama, comparada com aquelas que andavam menos horas. O estudo ainda revelou que as mulheres que caminhavam mais tempo reduziram ainda mais o risco.

Outros benefícios da caminhada e como deve ser feita

A caminhada ajuda a prevenir a ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular cerebral e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes e provoca o aumento da oxigenação do cérebro. Caminhar é uma atividade livre, excelente para a socialização, pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade desde que alguns cuidados sejam tomados.

A prática deve ser acompanhada de uma boa, saudável e variada alimentação, pois é importante para se adquirir um bom resultado, caminhar sem se alimentar bem não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para acionar os músculos do corpo, por isso é essencial manter uma alimentação balanceada.

O consumo de água durante a prática do exercício também é muito importante, pois a temperatura do corpo de eleva, e naturalmente perde-se líquidos, sendo assim é recomendado a ingestão de no mínimo dois litros de água, durante e depois do exercício.

O alongamento é fundamental tanto antes como depois da prática do exercício. Antes para o aquecimento dos músculos e depois para evitar dores. As roupas devem ser confortáveis e o tênis adequado, com solado que amorteça os impactos no joelho e tornozelos.