Café, O Segredo da Longevidade

Pesquisadores da Universidade de Atenas realizaram um estudo com moradores da ilha grega de Ikaria, cujos habitantes desfrutam de uma alta taxa de longevidade – onde há um crescente número de pessoas na terceira idade atingindo a idade dos 90 anos. Dentro deste grupo, foram observados idosos com idade entre 65 e 100 anos.

Café - O Segredo da Longevidade

Café - O Segredo da Longevidade

De acordo com a Dra. Christina Chrysohoou, como tiveram resultados contraditórios quanto aos efeitos do consumo de café sobre a saúde vascular, prosseguiram com a pesquisa na ilha grega Ikaria, onde os habitantes são conhecidos pelo costume de consumir muito café. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que 56% daqueles que bebiam café moderadamente tiveram artérias resistentes e com boa elasticidade, semelhante às dos jovens, em comparação com os não consumidores da bebida. Porém o café se mostrou benéfico apenas se o seu consumo não for superior a três xícaras diárias, conforme relatado pelos pesquisadores

Dr. Chrysohoou acredita que os consumidores moderados, que tomam uma média de 25 -50 ml de café por dia, ter um nível adequado de cafeína e antioxidantes no corpo para aumentar a capacidade de absorver o óxido nítrico e, conseqüentemente, melhorar a função arterial, particularmente aqueles pacientes hipertensos cujos valores de óxido nítrico estão alterados. O óxido nítrico atua como um regulador da função cardíaca, ajudando a prevenir ataques cardíacos, permitindo o relaxamento da musculatura lisa dos vasos sanguíneos e resultando em maior fluxo sanguíneo para o coração e os demais músculos. O conteúdo da pesquisa original pode ser visto na íntegra, em inglês, aqui.