Búzios, Saint-Tropez Brasileira

Praia de Búzios

Praia de Búzios

Recentemente tive a feliz oportunidade de viajar para Búzios. Minha namorada comprou um cupom de descontos do Groupon para passar algumas noites numa aconchegante pousada. Também conhecida como a “Saint-Tropez brasileira”, Búzios ficou mundialmente conhecida quando recebeu nos anos 60 a visita de duas celebridades francesas, Brigitte Bardot e Jacques Cousteau. Na época, uma escondida vila de pescadores, hoje Búzios é considerada como a pérola da costa do sol.

A cidade de Búzios tem desde então o turismo como principal fonte de renda. O nome de Saint-Tropez brasileira ela recebeu pela enorme quantidade de turistas estrangeiros que visitam anualmente a cidade. Muitos desses turistas acabaram até mesmo se mudando para essa linda cidade. Os argentinos e os franceses são provavelmente os estrangeiros mais fáceis de se encontrar em Búzio, tanto turistas como moradores.

O que atrai tantos estrangeiros para Búzios são as muitas praias da pequena cidade, que estão as mais bonitas do Brasil, e o clima maritimo que se mantem equilibrado por todo o ano. Para mim, um dos grandes atrativos foi a proximidade de Búzios de Rio de Janeiro, são apenas 170 km. Portanto, bem fácil e rápido para se chegar do Rio de Janeiro. Outra coisa muito interessante na cidade é a proibição de se construir casas maiores do 2 andares. Essa probibição mantém na cidade o ambiente da antiga vila de pescadores e faz com que não se encontre em Búzios grandes complexos hoteleiros. Por lá você vai encontrar apenas aconchegantes pousadas. Para que procura uma viagem romântica, Búzios se torna com isso uma destinação muito recomendada.

Infelizmente pude ficar por lá apenas por poucos dias e tive que voltar logo para o trabalho em São Paulo, mas quem pode viajar com mais tempo para Búzios deve valer muito a pena viajar para as outras cidades chamada “Região dos Lagos”. Além de Búzios, a Região dos Lagos é composta pela cidades de Araruana, Arraial do cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Pelas fotos que já vi dessas cidades, nenhuma dela deixa nada a desejar quando comparamos com a beleza de Búzios. Eu só posso a todos uma viagem a essa região belíssima.