Buraco Negro; Monstros da Galáxia?

Buraco negro

Buraco negro

Um buraco negro  é uma região espacial com imensa força gravitacional, nós só sabemos  que eles existem por causa da força gravitacional que eles exercem sobre os corpos a sua volta, não é possível os enxergar pois nem a luz escapa deles. Então a luz não e a coisa mais rápida do universo? Sim, ainda é. O que acontece e que a velocidade da luz não e o suficiente para sair do buraco negro uma vez que esta nele, por isso nem a luz escapa.

Como um buraco negro se forma?

Bom, quando uma estrela esta no fim da vida, ela entra em colapso, seu núcleo se expande por causa da energia criada em seu interior enquanto a camada de fora se encolhe por causa da força gravitacional, a camada externa e interna da estrela “ trocam de lugar” isso se chama supernova, e as estrelas tem de diminuírem, se tornando uma anã branca e meio que como se a estrela fosse espremida, ate virar um montinho de uma massa extremamente densa, uma colher de sopa da massa de uma anã branca pode pesar ate 20 toneladas.

Esse processo inteiro da origem  a um buraco negro, mas não se espante: eles tem mais funções do que comer um pedaço do universo, por exemplo, você sabe o que está no meio da nossa galáxia e dá a ela o formato de  espiral ? Sim! Isso mesmo, um buraco negro, você deve estar imaginando: e ele vai nos engolir? Bom… Provavelmente, mas não estamos nem um pouco perto dele, por isso com certeza algum outro desastre ou uma praga ou até mesmo um meteoro gigante pode acabar com nossa espécie antes que ele consuma a Via Láctea  o suficiente para chegar até nosso sistema solar, agora talvez você esteja pensando: mas como descobriram ele sendo que esta tão longe assim?

Bom… Foi realmente difícil. Com um telescópio gigante e um observador ótimo puderam coletar algumas imagens  do centro da galáxia, mas tinha muita matéria acumulada, por isso não se via o buraco negro, mas tinha muita atividade e mesmo de longe podia-se ver que os corpos ao redor se movimentavam absurdamente rápido, depois disso foi só pensar: no universo, o que mais  além de um buraco negro poderia ter tanta força e gravidade pra fazer tal façanha? E foi assim que o descobriram.

Mas até hoje sabemos muito pouco deles até por que estão longe, e além disso seria impossível que alguma coisa pudesse permanecer em bom funcionamento dentro de um buraco negro.