Blogspot ou WordPress? Eis a Questão

Uma dúvida bastante comum entre aqueles que pretendem iniciar no universo dos blogs é sobre a melhor plataforma para utilizar no projeto, e pudera, não é uma dúvida tão fácil de ser resolvida ao menos para os iniciantes na blogosfera.

Blogger ou WordPress?

Blogger ou WordPress?

Eu arrisco dizer que essa dúvida pode ser esclarecida ao levar em consideração quais são as aspirações com o novo blog, nos últimos posts tenho procurado deixar clara a importância do objetivo para um novo projeto e sabendo exatamentequais são os objetivos fica muito mais simples definir qual plataforma usar, uma vez que conseguirá mensurar quais as ferramentas melhor se adequa a seu projeto de uma forma mais clara e ampla.

Vamos falar um pouco agora sobre as características gerais do blogger (Blogspot) e do WordPress, o objetivo é facilitar a tomada de decisão do novo blogueiro no que diz respeito à plataforma.

Acompanhe

Blogger – Plataforma gratuita para criação de blogs, uma empresa do Google, logo, usa hospedagem em nuvem e utiliza uma das mais completas tecnologias do mercado o que somado torna a navegação muito mais rápida e por isso mesmo atrativa. Além disso, recentemente o blogger tem passado por inúmeras atualizações e melhorias, podendo hoje concorrer quase que em pé de igualdade com WordPress.org (Importante citar aqui que existe o WordPress.org que é uma plataforma premium que deve ser instalada no servidor do usuário e o WordPress.com que é a plataforma online grátis do WordPress, e  que na minha humilde opinião fica bem atrás da plataforma blogger) A desvantagem do blogger fica por conta de não ser possível ter total autonomia sobre o mesmo uma vez que não tem acesso ao código fonte do blog.

WordPress.org – Plataforma completa para blog e tem o benefício que o blogger não oferece que é o de ter autonomia sobre o código, podendo hospedá-lo onde desejar, ainda permite algumas funcionalidades e aplicativos que o blogger não pode oferecer por ser uma plataforma “engessada”. Por outro lado se o seu blog pretende alcançar patamares elevados com grande número de visitantes online em simultâneo (Mais de quinhentos visitantes simultâneos) será necessário uma excelente hospedagem dedicada a fim de não causar lentidão para carregar as paginas do blog e isso gerará um alto custo mensal.

De forma resumida essas são as diferenças fundamentais entre uma e outra plataforma, portanto, esperamos ter facilitado o processo de decisão da plataforma a utilizar.

Gostou do nosso artigo de hoje? fiquem à vontade para debater e/ou acrescentar seus conhecimentos nos comentários.