Benefícios do aço na construção civil

O aço é uma liga metálica composta essencialmente por ferro e carbono. Esse material é amplamente utilizado em objetos do dia a dia, como panelas, portões, rodas de automóveis, ferramentas, entre outros. Além disso, o aço é muito utilizado na construção civil, aparecendo sob forma de chapas (chapa fina, chapa grossa, chapa perfurada, chapa expandida, entre outras). O emprego do aço em projetos do tipo é repleto de benefícios. Confira alguns a seguir:

Liberdade na arquitetura

A estrutura e as propriedades físicas do aço conferem total liberdade aos arquitetos para ousarem nos projetos e elaborarem expressões arquitetônicas de personalidade.

Melhor aproveitamento do espaço

Os pilares e vigas de aço tendem a ser mais finos do que aqueles produzidos em concreto. Essa característica é muito positiva, tendo em vista que possibilita uma ampliação nas áreas úteis dos projetos, fato vantajoso, sobretudo para garagens, por exemplo.

Flexibilidade

Uma das principais propriedades do aço é sua flexibilidade. As estruturas deste tipo demonstram ser bastante úteis quando é necessário realizar ampliações, adaptações, reformas e mudanças espaciais em geral nos projetos. O material também é muito importante na passagem de elementos como água, fiação elétrica, esgoto, serviços de telefonia e informática.

Compatibilidade com outros materiais

As construções com aço têm a vantagem de permitir que esse material seja combinado com muitos outros, como tijolos, blocos e componentes pré-fabricados, como lajes e painéis de concreto, por exemplo. Essas combinações são satisfatórias e não prejudicam a construção em aspectos estruturais ou estéticos.

Benefícios do aço na construção civil

Velocidade de produção

A utilização do aço na construção civil também é vantajosa do ponto de vista da administração do tempo. O uso do material permite a execução da estrutura em paralelo com as fundações. Além disso, é possível dar andamento ao trabalho em diferentes frentes ao mesmo tempo. Esse tipo de estrutura não é afetado pela ação das chuvas e permite a diminuição de formas e escoramentos. Todas essas facilidades permitem que o uso do aço reduza aproximadamente 40% do tempo empregado nas obras em comparação com outros processos.

Menos desperdício

Em obras por meios convencionais, o desperdício dos materiais empregados (em peso) pode chegar a 25%. Quando são utilizadas estruturas metálicas, esse percentual é reduzido consideravelmente por meio de sistemas industrializados.

Segurança

A fabricação das estruturas em metal ocorre em ambientes controlados, permitindo um controle de segurança e de qualidade mais eficiente. Esse tipo de estrutura passa por avaliações técnicas que asseguram sua eficiência para trabalhar, sendo geralmente regulamentadas por normas técnicas nacionais e internacionais.