Benefícios da utilização do tubo de aço quadrado

O aço é uma liga composta por ferro e carbono. O material é extremamente útil em diversas finalidades domésticas, mas também é muito importante em processos industriais. Para este fim, o que não faltam são opções de chapas e tubos que facilitam e aumentam a produtividade. Há diversos tipos de tubo de aço existentes no mercado, como o tubo redondo, tubo quadrado, tubo retangular, tubulão, entre outros. O tipo de aço empregado varia conforme a finalidade a que será destinado. Neste artigo, discorreremos sobre as especificidades do tubo de aço quadrado.

Tubo de aço quadrado

A engenharia moderna tem se dedicado a desenvolver materiais e métodos cada vez mais eficazes, destinados a otimizar o processo industrial, considerando os pesos, preços e durabilidade dos equipamentos. Nesse âmbito, os tubos de aço têm adquirido destaque. O tubo quadrado, em especial, é fabricado em aço carbono e pode ser aplicado em diferentes tipos de indústria. Sua produção ocorre através da fundição, o que permite a existência de diferentes formatos e tamanhos, mas sempre com boa rigidez e durabilidade.

Por conta dessas propriedades, os tubos quadrados são indicados, inclusive, para aplicações de alta resistência e esforços mecânicos. O material resiste de forma satisfatória à umidade. Os tubos de aço quadrados estão disponíveis sob duas formas: com costura e sem costura.

Benefícios da utilização do tubo de aço quadrado

Tubo com costura

Este modelo é soldado por resistência elétrica, podendo ser produzido em diferentes espessuras, metragens e diâmetros. O aço empregado na construção dos tubos deste tipo é de altíssima qualidade, já que deve estar de acordo com as normas nacionais e internacionais. Os tubos com costura são mais acessíveis e disponibilizados para pronta entrega, sendo bastante utilizados em usinas de cana-de-açúcar, agroindústria e setor automotivo.

Tubo sem costura

O método de produção do tubo sem costura, por sua vez, é distinto. Ele é produzido por meio de um cilindro de aço que é levado a altas temperaturas, de modo que possa ser facilmente perfurado, dando origem ao tubo. É um produto leve, utilizado para a canalização de outros materiais. Apesar da leveza, os tubos quadrados de aço sem costura também são bastante resistentes, sendo empregados em projetos maiores, como construção de viadutos e torres de transmissão.

O que é aço carbono?

Como citado anteriormente, os tubos de aço quadrado são produzidos em aço carbono. O que isso significa? Aço carbono é o nome dado à liga que compõe o aço: ferro + carbono. Em geral, a porcentagem de carbono existente na composição varia entre 0,1% e 2%, de modo que, quanto mais carbono houver na composição, maiores serão a resistência e a dureza do material, e menor será a sua flexibilidade. Essa composição permite a classificação do aço em baixo carbono, médio carbono e alto carbono, sendo aplicados em diferentes situações, dependendo das necessidades do projeto.