Batida de Morango é uma Delícia

Chamar os amigos em casa para uma happy hour é um hábito que muitos brasileiros cultivam. Normalmente, quando isso acontece as comidas e bebidas servidas são especiais, ou seja, nada de comidas do dia a dia. Também é um hábito cada convidado levar algo para comer e beber, assim, os donos da casa não arcam com todos os custos, apesar de serem eles os responsáveis por estarem organizando a happy hour.

Batidas

Batidas

Para a degustação, vale levar para a casa do anfitrião muitos petiscos, como salgadinhos, patê, pães, torradas e até uma ou outra sobremesa como bolo ou torta. E para beber, a escolha é ainda mais variada: cerveja, refrigerante, vinho, drinks e coquetel. Entre as bebidas, muitos preferem tomar batidas, já que elas são muito fáceis e rápidas de serem preparadas. E o que é melhor, elas são feitas na hora em que são consumidas.

A batida é uma bebida alcoólica mista e sua graduação varia de 15% a 36%. Entre seus ingredientes principais está a cachaça, o açúcar e as polpas de frutas a serem escolhidas de acordo com o gosto pessoal de cada um. É claro que dependendo da região, pode haver alguma variação nos nomes da bebida e também na quantidade de ingredientes.

Além da batida de morango, há uma variedade enorme de batidas. Vamos citar algumas delas: batida de abacaxi, coco, goiaba, leite de coco, maracujá, laranja, milho verde, pêssego e de vinho. Algumas batidas recebem nomes mais sofisticados, como por exemplo, batida de leite de onça (creme de leite, rum, martini, entre outros ingredientes), batida de sonho de valsa (leite condensado, bombons sonho de valsa e guaraná, entre outros ingredientes) e batida de natal (geleia de damasco, suco de laranja e leite condensado, entre outros ingredientes).

As frutas que serão utilizadas na batida devem ser sempre frescas, por isso escolher bem a fruta é muito importante. No caso da batida de morango, por exemplo, é fundamental fazer uma boa escolha, já que o morango é uma fruta bastante delicada e facilmente perecível. Por isso, é importante não deixar o morango na geladeira por muito tempo. O ideal é comprar o morango no dia em que será preparada a batida, assim, não há risco de a fruta estragar. Outra dica é fazer uma boa higienização dos morangos, já que o morango é um vegetal rasteiro e, por isso, deve ser bem lavado antes de ser ingerido.

A seguir vamos dar algumas dicas de como proceder na hora de preparar a batida. Tenha todos os ingredientes a mão. Use cubos de gelo com água mineral, sem gás. Faça a batida somente na hora em que vai beber, pois a água do gelo derretido acaba alterando o gosto da bebida. Na hora da preparação, coloque os ingredientes na sequência estabelecida na receita, e se for substituir algum ingrediente, certifique-se de que a substituição não vai comprometer o resultado. Outro dado importante a saber é que, no Brasil, a maioria das receitas é elaborada tomando-se por base de medida a dose entre 45 a 50 ml.