Bateria CMOS e Frequência na Placa-mãe

A função da bateria CMOS

Existe em todo computador, um chip CMOS e esse, por sua vez necessita ser alimentado por uma bateria a qual recebe o nome de bateria CMOS. É nesse chip que se localiza o relógio permanente do computador e, estão também os dados de configuração de hardware.

Antes, era apenas um chip independente, mas que hoje, nas placas-mãe modernas, ele passou a ficar embutido dentro do chipset (conjunto de chips).

É provável que você já tenha visto um computador, ao ligar, apresentar atraso de horário ou mesmo a data incorreta. Isso é um sinal de que a bateria CMOS necessita ser substituída. A mesma pode ser encontrada em relojoarias.

Frequência ou clock

Talvez, muitos já saibam o que seja clock, mas por outro nome. Precisa-se de um sinal para indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo (ciclo). Esse sinal é chamado de frequência ou clock. A grandeza usada para a medida dessa frequência é o Hertz (Hz).Para que esta seja executada, pode ser que precise de vários ciclos de clock, e isso vai depender da instrução. Vamos a u exemplo:

Sabemos até então, que um processador é mais rápido quando tem sua frequência maior.

  • Clock interno – Pode ser definido como sendo a frequência com a qual o processador, internamente, executa as suas instruções. Exemplo: supondo que seja um processador Pentium 4 de 3,2GHz, o “3,2GHz” é esse clock interno.
  • Clock externo – Indica a frequência de trabalho do barramento quanto à comunicação com a placa-mãe e demais componentes. Vamos ao exemplo: No caso do processador AMD SEPRON 2200+ trabalha a 333MHz externamente.

Diferença entre clock interno e externo

Perceba que um é diferente do outro, pois o clock interno é a frequência dele em absoluto, mas que a frequência externa, é em relação ao trabalho dele em conjunto com os demais componentes e então a frequência já cai muito, pois já não depende somente dele.

Para ver toda a anatomia completa da placa-mãe, clique aqui. Poderá também ler artigos de manutenção de completa de computadores, desde a placa-mãe até seu último componente e ainda, comentando e ou tirando dúvidas através do formulário de contato. Visite Mundo com Informática.