Barrigão na Meia-estação

O bom das estações extremas é que você sabe exatamente quais roupas devem estar nas gavetas. Se é verão, vai ser muita regata, shorts, saias e tecidos leves. Se é inverno, desce tudo o que for de lã, couro ou que tenha forro, além do jeans mais denso que tiver aí (e não esquece os moletons). Mas e as meia-estações – o outono e a primavera -, o que vestir?

Engana-se quem pensa que a moda não prevê essas épocas. Afinal os estilistas, as costureiras e afins sabem que em alguns dias, não está quente que mereça uma regata, mas também não está frio que mereça uma manga longa de tecido grosso. Até a moda gestante sabe disso! Além do mais, sabem que quase ninguém curte a ideia de sair com três peças diferentes pra ir usando de acordo com a temperatura. A gente fica parecendo um cabideiro, eu hein…

Mas qual é a saída, então?

Cada pessoa tem sua própria forma de perceber a temperatura externa; algumas pessoas são mais friorentas, outras sentem muito mais calor, mesmo quando não está quente. As grávidas que o digam! Com o metabolismo acelerado por causa da gestação, o inverno mal existe, ainda mais se elas estiverem nos últimos meses. Poucas gravidinhas friorentas continuam exagerando no frio durante a gravidez. Entretanto, algumas permanecem com a percepção “normal” da temperatura, igual sentiam antes de ficarem grávidas.

Jeans para grávidas

Neste caso, a solução para elas é a mesma usada pelas não-grávidas (ou seja, não é truque exclusivo da moda gestante). A calça jeans já é mais bem tolerada com o tempo mais fresquinho do outono, então abuse dessa peça-coringa. O pulo do gato vai ser na hora de escolher a blusa: uma meia-estação bem charmosa. Ah, não sabe o que é? Com certeza já viu muitas – e se bobear, você até as tem em alguma gaveta! São aquelas blusinhas com manga que vai até aproximadamente a altura dos cotovelos. Algumas são do tipo túnica – vão até o quadril, outras são mais curtinhas; algumas são bem folgadinhas no corpo, outras mais justas; algumas têm gola rolê (justa ou folgadona no pescoço), outras tem gola “canoa” (aquela arredondada, quase de ombro a ombro).

Em termos de tecido, essas blusinhas normalmente são confeccionadas em algodão puro, ou viscolycra (especialmente as mais justas). Aliás, como o tempo vai estar mais fresquinho, essas peças que misturam algodão com algum tecido sintético vão ser mais bem toleradas, especialmente quando a noite chegar e o ar esfriar um pouco mais.

Calça também tem pra meia-estação?

Declaradamente, não. Quando o assunto for escolher a calça, o que vai valer é mesmo o tecido, pela mesma regra da blusa: um material mais denso vai ficar mais confortável de usar com as temperaturas mais baixas, então as calças feitas em jeans, brim ou sarja vão poder sair do baú para o guarda-roupas numa boa, com a certeza de que serão usadas. Já as pantalonas em viscose ou em brim molinho vão ficar com um toque um pouco mais frio na pele. Para as grávidas mais calorentas, vai ser ótimo mas, se não for o seu caso, pode ser que elas fiquem um pouco desconfortáveis de noite – não pela maciez e, sim, pela temperatura, já que elas não são boas para reter calor. Novamente, o segredo vai ser o tecido, não o corte.

Mulher usando saia comprida laranja  com uma blusinha branca na praiaSaias para meia-estação… será que rola?

Rola sim! Se você for do time das calorentas, deixar o famoso “ventinho minuano” continuar acessando as áreas nobres vai ser ótimo! Aliás, faz até bem pra região, já que deixar essas áreas abafadas favorece a proliferação de fungos – e isso, durante uma gestação, definitivamente não é legal. As mais friorentas podem preferir uma saia longa – que aliás, esteve em alta no verão! E o bom das saias é que podem ser confeccionadas me tecido mais pesado, mais denso, que ficam com um caimento muito bonito. Também se vê saias em tecido leve mas com mais de uma camada; elas protegem bem as pernas do ar mais frio e ainda mantém o ar esvoaçante, quase angelical. É uma linda pedida!

E acessórios? Já posso usar os lenços de novo?

Lenços! Lenços pra que te quero! Pode botar todos eles no varal para arejar, porque a temporada do pescoço enfeitado já está aberta! Sobretudo aqueles em tecido bem levinho, que protegem mas não superaquecem, sabe? Combinam com qualquer combinação de calça, saia, jeans, viscose, poliéster, viscolycra… sem limite! Só está meio cedo para cachecóis e echarpes mas lenço? Ah, esse é quase o ano todo.

Tranquilo, não é? A meia-estação na moda gestante não tem segredo pras grávidas estilosas e antenadas. E vamos combinar: nem precisa estar assim taaaão antenada, não é? ; )